Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Ajude o Parque Cientec permanecer público e gratuito

Para: Reitoria da Universidade de São Paulo

O Parque CienTec USP é do povo!

Localizado dentro de uma Unidade de Conservação, no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), o Parque CienTec USP segue como a única instituição do PEFI que é aberta gratuitamente para a população. Em 2021, o Jardim Botânico e o Zoológico foram concedidos para exploração comercial por 30 anos para o Consórcio Reserva Paulista, formado pelas empresas Oceanic Atrativos Turísticos S.A. (proprietária do Oceanic Aquarium), LivePark Entretenimento (controlada pelo Grupo DC Set), Turita Holding, Egypt Engenharia, Era Técnica Engenharia e Construção e Pavienge Engenharia.

Menos conhecido que seus vizinhos, o Parque CienTec USP conta com diversas atrações como Planetário e trilhas na Mata Atlântica. Conta com prédios tombados como patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e uma Estação Meteorológica inaugurada em 1932, que segue ativa e é administrada pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).

Além disso, conta com exposições interativas de Física, Matemática e Solos. Tudo apresentado por bolsistas de graduação da USP, o que além de oferecer qualidade, ajuda a garantir a permanência estudantil para os alunos de baixa renda que conseguem ingressar na universidade.

O alvo do parque CienTec é o atendimento de passeios escolares com o intuito de complementar o que os alunos aprendem na grade escolar através de uma pedagogia não formal e lúdica, além de se realizar divulgação científica e educação ambiental. Dentre as escolas, o parque recebe diversas escolas públicas cujos alunos e alunas, muitas vezes, têm neste espaço o primeiro contato com trilhas, remanescente de mata atlântica e espaço de educação não formal, e isto está diretamente ligado à gratuidade do parque.

Desde que o Consórcio Reserva Paulista assumiu a administração do Jardim Botânico e do Zoológico, os valores dos ingressos e do estacionamento não pararam de subir, dificultando ainda mais o acesso da população a essas opções de lazer. Agora, tentam abocanhar o Parque CienTec USP para fechar de vez o PEFI para a população mais pobre, elitizando o acesso a um parque que é patrimônio público do estado de São Paulo. O Parque CienTec USP é do povo e deve permanecer gratuito para que o povo possa usufruir de seu espaço e suas atrações.



Já Assinaram
361 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 24 abril 2023
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar

Não à usina de Usina de Belo Monte!
Pena máxima pela morte do Yorkshire
Contra o aumento nos salários
Sancionar Ato Médico