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EM DEFESA DA QUALIDADE DO ENSINO E DA AUSÊNCIA DE MILITÂNCIA POLÍTICO-IDEOLÓGICA NAS SALAS DE AULA DO CENTRO EDUCACIONAL LUIZ DE QUEIROZ

Para: Pais e alunos do CLQ

ABAIXO ASSINADO EM DEFESA DA QUALIDADE DO ENSINO E DA AUSÊNCIA DE MILITÂNCIA POLÍTICO-IDEOLÓGICA NAS SALAS DE AULA DO CENTRO EDUCACIONAL LUIZ DE QUEIROZ.


Piracicaba, 24 de abril de 2023.


Ilmo Sr. MARCOS ISHII TORIGOI
Presidente do Instituto CLQ de Educação e Cultura


Os pais de alunos do Centro Educacional Luiz de Queiroz, abaixo assinados, vêm externar suas preocupações quanto à qualidade do material didático GeekieOne, recentemente adotado por esta unidade de ensino, e reiterados eventos de militância político-ideológica nas salas de aula, conforme se passará a expor.
A história do CLQ se confunde com a própria história da cidade de Piracicaba. É notório que, desde meados da década de 60, o CLQ galgou passos firmes em sua consolidação como referência educacional em toda a região, partindo de um Curso Preparatório para o vestibular da Esalq ao colégio com relevantes resultados na formação de profissionais nos centros universitários mais concorridos do país, e internacionalmente.
Não por outro motivo que a proposta pedagógica desse centro educacional se destaca pela formação de “jovens protagonistas de suas histórias, cidadãos críticos, criativos, respeitosos, colaborativos e capazes de realizar suas aspirações” .
Todavia, a formação de “jovens protagonistas de suas histórias” pressupõe o preparo necessário para o enfrentamento do mundo pós-moderno cada vez mais complexo, cujo preparo intelectual se transformou em pressuposto inarredável para a inserção em mercado profissional globalizado. E, para tanto, torna-se fundamental a congregação de três elementos estruturais para tal desiderato: a excelência do corpo docente, a existência de corpo discente disposto a aprender e a utilização de ferramentas adequadas para o alcance do conhecimento desejado.
Não há dúvidas de que o CLQ, em sua história, sempre se destacou pela excelência de seu corpo docente. Nomes como Shunhiti Torigoi, Luis Otávio Junqueira, Klaus Reichardt, Newman Ribeiro Simões, Antonio Carlos Mendes Thame, Flávio Pizza, entre outros, dignificaram o magistério lecionado nas salas de aula, com brilhantismo e profissionalismo, que foram os alicerces do sucesso educacional advindo. Estes nomes representam a seriedade como a educação era pensada e exercida em salas de aula, sem espaço para devaneios político-ideológicos ou militâncias exercidas diante do corpo discente. Afinal, tornar “jovens protagonistas de suas histórias” não se compatibiliza com meras opiniões ou manifestações de preferências político-ideológicas superficiais.
É sabido que, ao longo dos anos, houve mudança no comportamento de muitos docentes, a confundir a sala de aula como palanque ou púlpito para catequização ideológica de alunos, com a abordagem superficial de temas sociológicos, antropológicos e filosóficos que extrapolaram as grades curriculares ordinárias. No entanto, enveredar-se por este tortuoso caminho é assumir responsabilidade que por vezes não se encontra delimitada ao ambiente escolar, pois determinados temas envolve a necessidade de multidisciplinariedade docente e não apenas eventual formação em uma área como Geografia, Português etc.
Vide, por exemplo, recente acontecimento na sala de aula do 8º ano, ocasião em que determinada professora se dirigiu aos alunos como a utilização de pronome neutro, em evidente contraste com a norma culta, que não ostenta a previsão gramatical e ortográfica desse fonema. Aliás, seja na inexistência do elemento neutro na etimologia da Língua Portuguesa, originária do Latim, ou na inexistência de Tratados Internacionais dos Países de Língua Portuguesa, o fato é que os artífices da história dessa unidade de ensino certamente não compactuariam com o ensino de algo estranho à norma culta.
Do mesmo modo, qualquer unidade de ensino que esteja focada na formação de “jovens protagonistas de suas histórias” não pode admitir que sejam ministradas aulas com tendências político-ideológicas, de exaltação de determinados regimes político-econômico em detrimento de outros. Como dito, as complexidades políticas e econômicas extrapolam a abordagem setorial e monotemática de determinadas aulas, a impedir que se tenha “cidadãos críticos”, mas meros repetidores de chavões e de ideologias que estão mais presentes nos convescotes dos diretórios universitários do que nos desafios impostos pela realidade cotidiana. Enfim, sala de aula é local sagrado de aprendizagem, não de militância de qualquer natureza, pois, mais do que inapropriado, é conduta injusta com os próprios alunos em formação e que não possuem a compreensão sobre o todo.
O segundo elemento de congregação para a formação de “jovens protagonistas de suas histórias” é a existência de corpo discente disposto a apreender. Este fator decorre do legado de profissionalismo até então deixado pelo CLQ. É justamente a história deste centro educacional que atrai corpo discente apto a se dedicar aos estudos em busca do devido conhecimento. De nada adiantaria corpo docente de excelência se não houve, na outra ponta, ouvintes dispostos e dedicados ao aperfeiçoamento cognitivo. E os resultados angariados nas últimas décadas revelam o sucesso desse binômio.
Não por outro motivo que o CLQ possui não apenas alunos de Piracicaba, mas de toda a região a demonstrar, mais uma vez, que a consolidação de sua boa reputação é o norte buscado por pais e alunos no processo educativo.
Todavia, mais do que acolher diariamente seus alunos, o Colégio também recebe pessoas que possuem formações educacionais, morais e culturais do seio familiar, com seus valores e crenças. Este componente – a família – é sem sombra de dúvidas a “mão invisível” a complementar a formação do corpo discente, atuando em conjunto com o ambiente escolar na formação de “jovens protagonistas de suas histórias”.
Nesse interregno, para que seja possível a simbiose entre ambiente escolar e familiar, fundamental que duas premissas sejam respeitadas: 1) o ensino escolar prestado de forma técnica, com neutralidade e imparcialidade político-ideológica; 2) o reconhecimento de que cada ambiente familiar possui a liberdade de conduzir a educação de seus filhos de acordo com seus credos e valores.
E é justamente a busca por essa simbiose educacional que levou esse coletivo de pais a externar as preocupações ora elencadas, de forma plural, respeitosa e colaborativa.
O terceiro elemento de congregação para a formação de “jovens protagonistas de suas histórias” é a utilização de ferramentas adequadas para o alcance do conhecimento desejado, em outras palavras, a adoção do material didático adequado e necessário para a finalidade predisposta.
Salvo melhor juízo, o Colégio já teve, como material didático adotado, o sistema Objetivo e Poliedro; dois modelos de ensino de excelência, com décadas de resultados reconhecidos pela comunidade educacional, e que compõem a infraestrutura de escolas de ponta de todo o país. Aliás, tais sistemas de ensino sempre estiveram à altura do conceito do próprio CLQ, como referência educacional do Estado. Havia, portanto, a mesma simbiose buscada para a consecução da finalidade de formação de “jovens protagonistas de suas histórias”.
No entanto, recentemente, o CLQ alterou o material didático adotado no ensino fundamental, com a projeção de sua utilização também no ensino médio. Trata-se da plataforma GeekieOne, criada em meados de 2011 por Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo, profissionais advindos do mercado financeiro, mas que teve projeção durante a pandemia em razão de sua estrutura digital.
Em recente reunião realizada com a direção do CLQ, V. Sª elencou duas razões para a adoção da plataforma GeekieOne: 1) flexibilidade para o planejamento e execução do conteúdo didático; 2) maior capacidade de gerenciamento de dados sobre o aproveitamento dos alunos. Porém, naquela ocasião, não houve a alusão a nenhum fator referente à qualidade do material didático, talvez a circunstância mais importante no objetivo de formação de “jovens protagonistas de suas histórias”.
Aqui, certamente reside grande parte das preocupações a serem compartilhadas. A adoção de material didático sem histórico de resultados, de eficiência educacional, causa grande apreensão de pais e alunos, notadamente pela intenção externada pela Direção de que será o material adotado nas futuras turmas do ensino médio, quando se tem mais presente o preparo necessário para ingresso na vida universitária.
Tais preocupações não são produto de mera opinião, achismo ou preconceito, mas da observação in loco do material adotado, cujos exemplos serão sinteticamente expostos (e cujos prints do material estão em anexo para conferência):
1. Um dos pontos abordados no material do GeekieOne é certa “demonização” do capitalismo, como sistema econômico voltado apenas ao “acúmulo de capital” e causador de desigualdades sociais, enquanto, por outro lado, há evidente exaltação ao socialismo como ideologia a ser seguida.
Não se desconhece alguns efeitos deletérios do capitalismo, mas não há como reduzí-lo de forma superficial ao conceito estabelecido no material do GeekieOne. Aliás, seja no mundo desenvolvido ou em desenvolvimento, as democracias consolidadas são conduzidas pelo capitalismo desde a concepção do mundo moderno do século XVIII, sendo a força motriz de toda economia globalizada.
De outro lado, não deixa de ser incoerente a adoção de material didático que “demoniza” o capitalismo na escola mais “capitalista” da região de Piracicaba. E não se trata do uso do termo “capitalista” em sentido pejorativo, muito pelo contrário. É inerente ao CLQ a existência de corpo docente de excelência, que se regra pelas mesmas regras econômicas de oferta e procura em seu regime remuneratório. E isso protege a qualidade de ensino a ser alcançada. Do mesmo modo, a procura por ensino de qualidade é o que move o corpo discente a esta unidade de ensino privada. Seria incoerente ministrar algo aos alunos que foge ao que se verifica na prática e na história dessa unidade de ensino.
De outro lado, a exaltação do socialismo no material didático, mais do que superficial, revela uma abordagem infantilizada da matéria. O socialismo, produto das ideias marxistas e adotadas em grande escala na Rússia Comunista do início do Século XIX, justificou a morte de milhões de pessoas que se colocavam contrárias a este regime político, social e econômico. Vide, por exemplo, o Holomodor que ceifou tantas vidas quanto o Holocausto, certamente as duas maiores tragédias humanitárias proporcionadas por ditadores populistas. Do mesmo modo, ao contrário do que se preconiza superficialmente no material didático, o socialismo não diminuiu as desigualdades sociais, pelo contrário, tornou suas populações mais pobres e necessitadas do Estado, enquanto seus dirigentes se enriqueceram; vide, por exemplo, a Alemanha Oriental, Cuba, Venezuela, os magnatas russos após a Guerra Fria, entre outros países que adotaram tal regime político-econômico .
Enfim, o material didático GeekieOne não se demonstra adequado para abordagem desse tema, pois, além de superficial, revela-se ideologicamente tendencioso.
2. Outro ponto abordado no material GeekieOne é a visão preconceituosa apresentada sobre o agronegócio, a transformá-lo em “vilão” ambiental e social.
Ora, o agronegócio é a atividade econômica mais relevante do país, a movimentar mais de 100 bilhões de dólares anuais e a representar quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB). Mais do que isso, nos últimos anos, houve grande investimento tecnológico nas atividades agrícolas e de pecuária, a fim de aumentar a produtividade sem a expansão indevida de suas áreas. Aliás, a produção agrícola é praticamente toda certificada para fins de exportação, a contribuir com a própria preservação ambiental .
Em recente estudo publicado pela NASA , o Brasil preserva cerca de 66% de seu território e tem cerca de 7,6% de área cultivada.
Conforme estudo da Embrapa Territorial, as áreas de preservação ambiental no Brasil equivalem a 28 países da Europa: Irlanda, Reino Unido, Portugal, Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Áustria, Itália, Holanda, Eslovênia, Dinamarca, Noruega, Suécia, Grécia, Bósnia e Herzegovina, Eslováquia, Eslovênia, República Tcheca, Polônia, Romênia, Bulgária, Chipre, Letônia, Lituânia, Estônia e Finlândia. E, considerando os imóveis rurais, a preservação ambiental equivale a 10 países da Europa: Irlanda, Reino Unido, Portugal, Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Áustria e Itália .
Portanto, o material didático GeekieOne não se demonstra adequado para abordagem desse tema, pois, além de superficial, revela-se ideologicamente tendencioso.
3. O material do GeekieOne também aborda de forma superficial e tendenciosa as questões relacionadas à identidade e igualdade de gênero.
Conforme se observa em anexo, ao se referir à sexualidade, o GeekieOne não confere qualquer detalhamento à dimensão biológica, enquanto dedica maior aprofundamento à dimensão psicológica, a conceituar a identidade de gênero como “construção sociocultural”. Aliás, sem qualquer fonte científica, propõe que o bebê masculino seria “pressionado” a “brincar de carrinho, usar roupa azul e usar cabelo curto”, enquanto o padrão feminino seria boneca, rosa e cabelos longos. Em seguida, também sem conceituação científica, elenca as diversas formas de construção sociocultural de orientação sexual.
De outro lado, ao se referir ao papel do homem e da mulher da sociedade, aborda o tema “desigualdade de gênero” de forma simplista, ao concluir que a mãe poderia sofrer exploração por se dedicar à maior parte dos afazeres domésticos. Ora, evidente que a desigualdade de gênero é algo a ser “combatido” no mundo atual diante das merecidas e justas conquistas femininas ao longo da história, mas tratar de forma genérica a relação entre “explorados” e “exploradores” pela mera percepção de organização e divisão dos afazeres domésticos é incutir, erroneamente e de forma irresponsável, na mente das crianças e adolescentes uma visão preconceituosa e que pode acarretar transtornos no próprio ambiente familiar.
Importante ressaltar que tanto em relação à identidade quanto à igualdade de gênero não há que se admitir qualquer forma de preconceito ou discriminação. As preocupações externadas não se situam nessa seara. Porém, não se pode admitir que tais questões sejam abordadas de forma superficial a envolver complexidade cognitiva que transpassa o ambiente escolar e avança sobre questões que se referem à constituição familiar.
Portanto, o material didático GeekieOne não se demonstra adequado para abordagem desse tema, pois, além de superficial, revela-se ideologicamente tendencioso.
Estes pontos, apontados de forma sintética, apontam os três eixos de preocupações ora evidenciadas: a excelência do corpo docente, a existência de corpo discente disposto a aprender e a utilização de ferramentas adequadas para o alcance do conhecimento desejado.
Embora tenha havido duas reuniões em que os referidos temas foram tratados, com pequena comissão composta por pais de alunos a pedido do próprio Colégio, sem que houvesse a tomada de nenhuma medida concreta em relação às preocupações apresentadas, serve o presente Abaixo Assinado, a fim de reiterar os pontos elencados e solicitar as seguintes providências:
I) Empenho efetivo para que não haja militância político-ideológica de nenhuma natureza na sala de aula, a fim de que seja preservado o ambiente estudantil apenas ao conhecimento científico, sem opiniões ou paixões ideológicas.
II) A adoção de providências concretas em havendo qualquer espécie de reiteração de militância político-ideológica por integrantes do corpo docente, inclusive com eventuais afastamentos ou demissões, a fim de que seja preservado o ambiente estudantil apenas ao conhecimento científico, sem opiniões ou paixões ideológicas.
III) A revisão de todo material didático do GeekieOne a fim de que haja a devida certificação da qualidade de seu conteúdo didático, com o consequente comunicado aos pais a respeito das conclusões alcançadas, notadamente a sua compatibilidade com os desafios a serem enfrentados nos anos seguintes.
IV) A mudança do material didático a ser adotado pelo Colégio para outro sistema de notório reconhecimento de qualidade, caso demonstrado que a plataforma GeekieOne não realizará as correções e adequações necessárias.
V) A não utilização do material didático do GeekieOne no ensino médio nos próximos anos, enquanto não houver dados concretos de sua qualidade na preparação dos alunos para os vestibulares.
Solicita-se, ainda, que haja a devida comunicação aos subscritores deste documento a respeito do acolhimento ou não dos pleitos apresentados no prazo de 30 dias, para que seja possível a continuidade cooperativa entre Colégio e famílias no melhor caminho a ser trilhado.
Certos de Vossa compreensão e empenho, ressalta-se os votos de estima e consideração.

As imagens do material didático citadas no texto podem ser consultadas no link a seguir (para acessar copie o link e cole no navegador de sua preferência):

https://1drv.ms/a/s!Agcpxxn6Tat5gSI0hHH2t1pXr3PC?e=2g2yfj






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Esta petição foi criada em 24 abril 2023
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