Carta de Apoio e Solidariedade - Cachoeira das Emas
Para: População em geral.
Os Embaixadores Ambientais das escolas estaduais dos 7 municípios da bacia hidrográfica do rio Mojiguaçu, manifestam nesta Carta o Apoio e solidariedade diante da situação posta em Cachoeira das Emas, distrito de Pirassununga -SP, devido à ampliação da usina hidrelétrica.
Coabitamos a mesma somos sensíveis às alterações que possam ocorrer nesse trecho da bacia, pois nos afetam diretamente, e entendemos que a ampliação da usina hidrelétrica pode trazer benefícios para a produção de energia e redução da dependência de fontes não renováveis, mas é fundamental que os impactos ambientais e sociais sejam considerados e mitigados de forma adequada.
A região de Cachoeira das Emas é conhecida por suas belezas naturais que atraem turistas e que são uma importante fonte de renda para a população local. Essa ampliação certamente causará mudanças nesse ecossistema, afetando a flora, a fauna e a paisagem que são essenciais para a experiência turística. O impacto econômico será significativo e, para muitas pessoas, pode significar a perda de suas fontes de renda e empregos, o que afetará a economia local e o modo de vida das pessoas.
Consideramos viável a construção de uma escada para garantir a subida dos peixes de couro pela barragem, e permitir a desova e continuidade desse delicado ecossistema. É importante que se acompanhe o impacto da ampliação da barragem sobre a desova de peixes, que é conhecido por servir como berçário de espécies, além da manutenção da mata ciliar local. Essas medidas podem amenizar os impactos socioeconômicos causados pelo desequilíbrio desse importante ecossistema em nossa região.
Por isso, é fundamental que as autoridades responsáveis levem em consideração os impactos negativos que esse empreendimento pode causar e trabalhem de forma transparente e colaborativa com as comunidades locais para encontrar soluções alternativas.
Vamos unir nossos esforços para garantir que as vozes juntas, possam ecoar sendo ouvidas, respeitadas e apoiadas durante esse período de transformação.