Solução para os ''choques'' das matérias no currículo académico.

Para: Coordenadores.

Prezados(as) coordenadores,

Nós, estudantes de Direito, matriculados(as) nesta instituição de ensino, viemos por meio deste abaixo-assinado expressar nossa preocupação e insatisfação em relação aos "choques" de matérias presentes em nosso currículo acadêmico.

Estamos enfrentando um problema em relação à oferta da disciplina Constitucional II. Em semestres anteriores, essa matéria não foi disponibilizada, o que nos deixou em atraso e nos obriga a cursá-la neste semestre para pouparmos maiores danos. O dilema surge porque a matéria está originalmente prevista na grade curricular do 3° semestre, o que acarreta um conflito de horários com as disciplinas do 4° semestre. Esse "choque" de matérias tem causado dificuldades para os estudantes que principalmente moram fora e/ou trabalham e não podem cursa-las em turnos opostos como foi sugerido.

Entendemos que a oferta de uma ampla variedade de disciplinas é essencial para uma formação acadêmica completa e diversificada. No entanto, estamos enfrentando uma situação recorrente na qual diferentes matérias que são obrigatórias e pré-requisitos estão sendo ofertadas simultaneamente, impossibilitando-nos de cursar todas as disciplinas desejadas.

Apresentamos a seguir alguns pontos relevantes que justificam a necessidade de uma solução efetiva para os "choques" de matérias:

1. Prejuízo à formação acadêmica: O "choque" de matérias compromete diretamente nossa capacidade de adquirir conhecimentos em áreas específicas de interesse. Ao sermos forçados a escolher entre disciplinas, somos privados do aprendizado e desenvolvimento em áreas complementares, limitando nossa formação integral.

2. Atraso na conclusão do curso: A falta de uma solução adequada para os "choques" de matérias resulta em atrasos na progressão dos estudantes em seus cursos. Isso pode levar a uma extensão desnecessária do tempo de estudo e, consequentemente, a um aumento dos custos educacionais.

3. Impacto na qualidade de vida dos estudantes: O acúmulo de disciplinas em determinados períodos letivos, devido aos "choques" de matérias, gera uma sobrecarga acadêmica significativa. Isso afeta negativamente nosso bem-estar emocional, mental e físico, aumentando os níveis de estresse e diminuindo a qualidade de vida durante o período universitário.

4. Desvalorização do investimento educacional: Como estudantes, escolhemos esta instituição de ensino com a expectativa de receber uma formação de alta qualidade e com uma variedade de disciplinas. O "choque" de matérias reduz a eficácia desse investimento, tornando-se um obstáculo para a realização de nossos objetivos acadêmicos e profissionais.

Dessa forma, solicitamos encarecidamente que a instituição avalie e implemente medidas para resolver o problema dos "choques" de matérias no currículo acadêmico. Propomos que sejam adotadas as seguintes ações:

1. Revisão da grade horária: Solicitamos que seja realizada uma análise minuciosa da grade horária, a fim de identificar os possíveis "choques" de matérias e buscar alternativas para que os estudantes possam cursar todas as disciplinas desejadas.

2. Oferta ampliada de turmas: Propomos a ampliação da oferta de turmas para as matérias que apresentam maior índice de "choque". Dessa forma, os estudantes terão mais opções de horários para evitar conflitos de horários entre disciplinas.

3. Comunicação eficiente: É fundamental que a instituição melhore a comunicação com os estudantes, fornecendo informações claras e antecipadas sobre as disciplinas ofertadas e os possíveis "choques" de horários, permitindo que possamos tomar decisões informadas sobre nossos planos acadêmicos.
Acreditamos que a solução desses "choques" de matérias beneficiará todos os estudantes, promovendo uma formação mais completa, minimizando atrasos e preservando nossa qualidade de vida durante a jornada universitária.

Esperamos contar com o apoio e a compreensão de todos(as) aqueles(as) que compartilham dessa preocupação, e solicitamos que assinem este abaixo-assinado para demonstrar a importância de uma ação imediata em relação aos "choques" de matérias.

Agradecemos antecipadamente a atenção dispensada e esperamos uma resposta positiva em relação a essa questão.

Atenciosamente