CARTA MANIFESTO DA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL PELA PERMANENCIA DA SECRETARIA DE CULTURA DE MS

Para: Classe artística/cultural de Mato Grosso do Sul

CARTA MANIFESTO DA CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL

Campo Grande, 09 de agosto de 2023

Considerando a relevância da identidade cultural e da contribuição dos profissionais da cultura de Mato Grosso do Sul para o desenvolvimento de nossa população;

Considerando que a cultura tem muitas vertentes e que, consequentemente, necessita de um órgão oficial único, seja como secretaria ou fundação, voltado totalmente para a área cultural dentro doa estrutura do governo;

Considerando que este órgão oficial precisa ter autonomia de decisões e acesso ao primeiro escalão do governo;

Considerando que a ausência de um órgão exclusivo ou mesmo uma secretaria da cultura demonstra a falta de prioridade e grau de importância dada pelo governo de MS ao setor cultural;

Considerando que uma política cultural consistente promove uma forte cadeia de produção por meio da economia criativa, dialogando com setores como o turismo, a educação e o esporte;

Considerando a atual estrutura administrativa foi conquistada e consolidada ao longo dos últimos 40 anos;

Considerando que a ausência de uma secretaria irá dificultar o desenvolvimento pleno de políticas públicas visando sinergia e cooperação com o Ministério de Cultura e secretarias estaduais similares;

Considerando que qualquer retrocesso nessa estrutura trará prejuízos danosos e irrecuperáveis para o setor cultural;

Considerando a necessidade premente de que se encerre a instabilidade decorrente do ciclo de criação, fechamento e fusões entre os organismos gestores da cultura sul-mato-grossense, que percebe e se arrasta desde a criação do Estado, com a consolidação da gestão da Cultura no âmbito da Secretaria que, atualmente, abriga suas pautas e demandas;

Considerando o momento em que o País, Estados e Municípios, vêm sendo irrigados com recursos e precisamos ter uma estrutura administrativa que dê conta de capitalizar, organizar e executar estes recursos dentro dos princípios da administração pública;

Os artistas e agentes culturais de Mato Grosso do Sul vêm por meio desta Carta Manifesto externar a vontade de que o Estado tenha uma Secretaria de Cultura ou um órgão exclusivo da cultura, com autonomia administrativa e que faça parte do primeiro escalão do governo.