CASADIA PEDE SOCORRO!

Para: Prefeitura de Belém; Secretaria Municipal de Saúde - SESMA; Câmara Municipal de Belém; Ministério Público do Pará; Ministério da Saúde.

Vimos através deste abaixo-assinado, solicitar as autoridades constituídas do município de Belém/PA a mudança de prédio e a melhoria de serviços essenciais para o bom funcionamento do Centro de Atenção à Saúde em Doenças Infecciosas Adquiridas - CASADIA. Este pedido acontece no momento que a capital do Pará ocupa o primeiro lugar no ranking de município com maiores taxas de HIV/Aids do país.

As condições atuais deste serviço, tem dificultado uma boa adesão ao tratamento de mais de 16 mil pacientes inscritos, dentre as quais podemos citar algumas:

- Alagamento de salas e corredores em dias de intensas chuvas, com riscos de transmissão de doenças; contínua presença de lixo na frente da unidade; baixa ou nenhuma climatização dos ambientes, possibilitando a propagação de doenças como a tuberculose; materiais de higiene e limpeza insuficientes; poucos profissionais da equipe multiprofissional, sobretudo a insuficiência de médicos/as; falta de local adequado para armazenamento das medicações; equipamentos insuficientes e defasados; ausência de um sistema de segurança no prédio (câmeras, alarmes, etc.); falta de agentes de portaria e segurança; localização inviável para pacientes mais distantes que necessitam mais de um ônibus para chegar ao CASADIA; fechamento da entrada principal, sendo o acesso unicamente pelo estacionamento; espaço pequeno para a quantidade atendida na unidade; pouca cota de exames básicos (hemograma e carga viral); entre outros.

Neste sentido, considerando a realidade epidemiológica de IST/Aids em Belém, pedimos que tais questões sejam analisadas e atendidas, preferencialmente com a participação da sociedade civil organizada e usuárias/os do CASADIA.

CASADIA PEDE SOCORRO!, para Prefeitura de Belém; Secretaria Municipal de Saúde - SESMA; Câmara Municipal de Belém; Ministério Público do Pará; Ministério da Saúde. foi criado por: Fórum Paraense de OSCs, Redes+ e Movimentos de IST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose - FOPAIDS.