Solicitação dos Direitos das Mulheres Coarienses.
Para: MINISTÉRIO DAS MULHERES Exma. Srª Ministra da Mulher Cida Gonçalves.
EXCELENTÍSSIMA SENHORA, MINISTRA DO MINISTÉRIO DAS MULHERES DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Assunto: Solicitação dos Direitos das Mulheres Coarienses.
Para: MINISTÉRIO DAS MULHERES
Exma. Srª Ministra da Mulher Cida Gonçalves,
As mulheres em nosso município vêm enfrentando diversas dificuldades, uma vez que não se encontram respeitados os seus direitos mais basilares. Por exemplo, elas não possuem garantia a moradia digna, emprego renda para as mulheres que buscam alimentação para seus filhos, unidade básicas para mulheres, O incentivo ao aleitamento materno é foco de muitas ações desenvolvidas pelo SUS em todo país.
Prevenção do câncer: serviços do SUS abrangem todas as idades.
Mulheres com idade entre 50 e 69 anos não ter acesso à mamografia de rastreamento sem precisar passar por uma consulta médica, solicitamos que os encaminhamento na Unidade Básica de Saúde. Assim como a mamografia, o acesso ao exame papanicolau seja garantido pelo SUS. Que o rastreamento do câncer do colo do útero seja feito por meio do exame em mulheres de 25 a 64 anos. Outro importante pedido é garantia estabelecida pelo SUS é o acesso à vacina contra o HPV, que previne o câncer do colo do útero. A vacina é um direito das meninas de 9 a 14 anos. A vacinação combinada com o exame papanicolau, pode representar a primeira geração de mulheres livres desse tipo de câncer no país. Por isso venho por meio deste solicitar a sua ajuda para que as mulheres do Município de Coari possam ter seus direitos garantido.
A gente precisava articular uma rede e preparar os profissionais para acolher e caminhar junto com essas pacientes. Eu, como mulher, vejo que esse tipo de ação traz segurança, é ótimo saber que existem políticas públicas que estão focadas em apoiar as mulheres no difícil processo de superação do câncer de mama”.
Pequenas ações, serão grandes resultados.
O incentivo ao aleitamento materno é foco de muitas ações desenvolvidas pelo SUS em todo país. Precisamos que em Coari nossas mamães tenham esse direito garantido.
Precisamos de ações da Saúde no combate à violência contra mulher brasileiras com mais de 16 anos sofreram algum tipo de violência no ano passado (de ofensa verbal e ameaça a espancamento) e que 59% da população afirma ter presenciado uma mulher sendo agredida verbalmente ou fisicamente nesse período. A relação com o agressor também foi investigada e 76% das entrevistadas disseram que o autor da agressão era um conhecido, companheiro, namorado ou cônjuge.
É necessário atendimento especializado e integral para mulheres vítimas de violência doméstica e sexual no Sistema Único de Saúde (SUS) é garantido por lei. A Constituição estabelece, entre outros direitos, acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras. Algumas experiências exitosas mostram que é possível ir além e ampliar uma rede de cuidado, precisamos implantar um Setor de Atividades Especiais Espaço Mulher que acolhem mulheres em situação. Que sejam criados projeto funcionem em rede através da parceria com a Delegacia da Mulher. Importante lembra que o no Município de Coari não existe uma delegacia especializada a proteção da mulher.
É urgente que olhemos para as mulheres com um carinho maior, respeitando-lhes os seus direitos, mas abraçando-os como cidadãs coarienses que são.
Certa de contar com seu carinho e compreensão, desde já agradeço.
Brasília -DF, 11 de setembro de 2023
Josi Lopes
Presidenta do PT Coari