Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-Assinado por curso de bacharelado em Neurociência Computacional na PUC Minas

Para: PUC-Minas

O abaixo-assinado provem de interessados na intersecção entre neurociência e tecnologia, dirigimo-nos respeitosamente à Vossa Senhoria para propor a criação de um curso de Bacharelado em Neurociência Computacional na PUC-Minas, alicerçados em argumentos pertinentes e na evidente necessidade dessa formação no contexto acadêmico e científico nacional.
A neurociência computacional emerge como um campo vital na interface entre a biologia, a computação e a engenharia, sendo fundamental para decifrar os complexos mecanismos neuronais e desenvolver tecnologias de ponta em áreas como inteligência artificial, robótica, medicina, entre outras. Este campo está em notável expansão global, porém, no Brasil, enfrentamos um déficit de profissionais e pesquisadores especializados, especialmente na esfera computacional deste campo.
Atualmente, as poucas opções para graduação em Neurociência no país se encontram na PUC-Rio e na Universidade Federal do ABC. Entretanto, essas alternativas não possuem um enfoque significativo na vertente computacional da neurociência, uma lacuna que, se preenchida, pode colocar a PUC-Minas em uma posição de destaque e vanguarda no cenário acadêmico e de pesquisa nacional e internacional.

Por que a PUC-Minas?

Infraestrutura e Multidisciplinaridade: A universidade já possui departamentos sólidos e bem estruturados, como o de Informática e Biologia, cujos conhecimentos e recursos poderiam ser amplamente explorados e integrados ao novo curso, garantindo uma formação robusta e multidisciplinar aos estudantes.
Inovação e Reconhecimento: O desenvolvimento de pesquisas e formação de profissionais nesta área coloca a PUC-Minas como referência inovadora e proporciona um diferencial competitivo no cenário educacional e de pesquisa, atraindo estudantes e pesquisadores renomados.
Impacto Social e Econômico: O curso pode ser um vetor para o desenvolvimento de tecnologias e estudos que propiciem avanços significativos na medicina, tecnologia assistiva e diversas outras áreas, promovendo também parcerias com empresas e instituições de pesquisa, e contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
Internacionalização: Estabelecer um curso nesta área propicia a construção de redes de cooperação internacional, proporcionando um intercâmbio de conhecimentos e tecnologias entre a PUC-Minas e instituições estrangeiras.
Desenvolvimento Científico e Tecnológico: A inexistência de cursos dedicados à Neurociência Computacional limita o progresso científico e tecnológico no Brasil. A iniciativa não somente supriria essa carência, mas também impulsionaria pesquisas e inovações na área.
Propomos um diálogo construtivo com a reitoria e os departamentos pertinentes para detalhar ainda mais os benefícios e a viabilidade da implantação do curso de Bacharelado em Neurociência Computacional, estando à disposição para contribuir proativamente em todas as etapas desse processo.
Agradecemos antecipadamente pela atenção
Já Assinaram
1 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 11 outubro 2023
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar

Não à usina de Usina de Belo Monte!
Pena máxima pela morte do Yorkshire
Contra o aumento nos salários
Sancionar Ato Médico