TOMBAMENTO DO TEATRO VALDEMAR DE OLIVEIRA JÁ
Para: A Sociedade Brasileira
NOTA ABERTA À CLASSE ARTISTICA E À SOCIEDADE PERNAMBUCANA
A sociedade civil organizada e as associações da classe artística e culturais de Pernambuco vêm, a público, referenciar e endossar o Processo de Tombamento do Teatro Valdemar de Oliveira, publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, em 22 de setembro de 2023, EDITAL DE TOMBAMENTO (PROCESSO ADMINISTRATIVO SECULT Nº 005/2022 – SEI 0040300037.003824/2022-87).
Endossamos e referenciamos o pedido de Tombamento do Teatro Valdemar de Oliveira, solicitado pelo Grupo João Teimoso, associação sem fins lucrativos, instalado na cidade do Recife há 21 anos, que desenvolve um trabalho de suma importância e seriedade na área de teatro e na área cultural no estado de Pernambuco, assinado pelo Sr. Oseas Borba, Diretor Geral do grupo, acima citado, e membro do Movimento Guerrilha Cultural, bem como do Sarau das Artes.
Assim sendo, enaltecemos a medida tomada pelo Governo de Pernambuco, através da FUNDARPE- FUNDAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E DE PERNAMBUCO, órgão ligado à Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, que, prontamente, acatou o pedido de Tombamento com o seguinte teor e conteúdo: edificação localizada na Rua Oswaldo Cruz, Boa Vista A, defronte à Praça Oswaldo, local quer acolhe conjuntamente a sede do Grupo Teatro de Amadores de Pernambuco – TAP. Inaugurado em 1971 com o nome Nosso Teatro, passando a denominar-se Teatro Valdemar de Oliveira em 1977. Reconhecido como importante marco na História do Teatro em Pernambuco. A incidência da medida tem amparo na legislação estadual concernente à matéria, Lei nº 7.970/1979 e Decreto nº 6.239/1980. Assim sendo, estão asseguradas ao referido imóvel as mesmas prerrogativas de bem efetivamente tombado, até a conclusão do processo, Recife, 21 de setembro de 2023. RENATA DUARTE BORBA, Diretora Presidente da FUNDARPE.
Endossamos as razões para o Tombamento do Teatro Valdemar de Oliveira, quando expressa que aquela casa de espetáculos, localizada no coração do Recife, está profundamente ligado ao cenário cultural do Recife, através da música, teatro, dança e demais artes cênicas, preservando a totalidade do edifício com sua arquitetura de teatro, cuja estrutura é fundamental para o exercício dessas artes, inclusive a função de equipamento capaz de acolher alunos do ensino médio e universitário com a realização de aulas, debates, palestras etc.
Vale salientar que O Teatro Valdemar de Oliveira, inclui na sua estrutura física, uma significativa sala para apresentações de pequeno porte, o Teatro Alfredo de Oliveira, que pode funcionar simultaneamente, com entrada e saída independentes, ampliando, assim, a capacidade de exibição de espetáculos, em relação à qual o Estado de Pernambuco é tão carente.
Endossamos as razões do postulante do referido tombamento pelas razões, assim detalhadas: 1- o memorável teatro foi inaugurado em 23 de maio de 1971 pelo médico, escritor, teatrólogo, diretor teatral, ator, compositor musical, o não menos memorável Dr. Valdemar de Oliveira; 2 – Criado como Nosso Teatro, com a morte do seu idealizador e criador, o espaço passou a ser nomeado, com justiça, como Teatro Valdemar de Oliveira; 3 – destacamos que trata-se de um equipamento de grande importância para várias gerações ligadas às artes cênicas e demais atividades artísticas, constituindo-se em um arcabouço cultural e histórico; 4- é de fundamental importância a preservação do imóvel na sua totalidade, bem como a sua valorização como bem cultural objetivando as futuras gerações em formação por cursos, escolas e universidades no sentido de permanecer vivo o exercício pleno das áreas de teatro e artes cênicas em geral.
Por fim, afirmamos que, ao longo de nossa história cultural, pelos mais diversos motivos, o Teatro Valdemar de Oliveira tem sido vítima do desmonte progressivo com perda de arquivos do Teatro de Amadores de Pernambuco (fitas de vídeo, fotos, partituras, depoimentos em áudio, cenários, figurinos) e, também, daquela casa com a destruição de painéis fotográficos das mais diversas montagens que por ali passaram, além da arquitetura do equipamento descaracterizado desde a sua fachada, passando pela plateia, palco, coxias, camarins e demais dependências construídas com esmero pelo seu idealizador, o digníssimo senhor, Doutor Valdemar de Oliveira.
Em suma, essas são as razões pelas quais, torna-se imprescindível para a manutenção do patrimônio histórico e cultural de Pernambuco o Tombamento do Teatro Valdemar de Oliveira.
COLETIVO TEATRO VALDEMAR DE OLIVEIRA – TOMBAMENTO JÁ
ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE TEATRO E ARTES CÊNICAS DE PERNAMBUCO - APACEPE
SINDICATO DOS ARTISTCAS E TECNICOS DE ESPETÁCULOS E DIVERSÕES DE PERNAMBUCO – SATED-PE
FEDERAÇÃO DE TEATRO DE PERNAMBUCO – FETEAPE
COMPANHIA DE DANÇA FAMILIA PERNAMBUCO
COLETIVO ISTO É CHORO
ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE REGGAE
AMIGOS DA LIVRO 7
SOCIEDADE TEATRAL DE FAZENDA NOVA – STFN