APOIO À DEPUTADA LUCIANA GENRO (PSOL)

Para: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, DEPUTADOS ESTADUAIS DO RS, ENTIDADES SINDICAIS, COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA ALERGS, DEFENSORIA PÚBLICA

A Deputada Estadual Luciana Genro (PSOL) foi denunciada ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul por defender os direitos humanos e universais do povo palestino, que vivem situação de extrema violação de direitos em Gaza, onde vivem também brasileiros que estão sendo cerceados de água e comida, nesta guerra entre Israel e Hamas. É preciso evidenciar de que não se trata de apoio ao Hamas em detrimento de Israel, pelo contrário, pede-se que cesse a guerra e as mortes. Trata-se da necessidade de defender e dar voz a um grupo minorizado (palestinos) que está no meio deste conflito, e que neste ato de defesa dos direitos humanos e universais desta população, teve como porta voz a Deputada Luciana Genro. Cabe ressaltar que se trata de uma ação cidadã sobre questões que dizem respeito a assuntos públicos, neste caso, que remetem à opressão de um povo. Esse é o dever de todos agentes políticos e públicos. É ignóbil a cassação de um mandato por fazer frente à defesa dos direitos humanos.

Portanto, esta petição pública manifesta apoio à Deputada Luciana Genro (PSOL) pela sua fundamental presença e atividade política no parlamento gaúcho, especialmente na defesa de Direitos Humanos e na representatividade da justiça e interesses da população, sendo a segunda parlamentar mais votada, com a expressiva votação de 111.126 votos. Entendemos que é fundamental para a democracia brasileira, manter a dignidade e a capacidade de todo cidadão e cidadã de expressar-se em defesa dos direitos universais. E que todo e qualquer posicionamento no sentido da justiça e da garantia de direitos seja incentivado e fortalecido. Portanto, nosso apoio à manutenção do mandato da Deputada Luciana Genro.