Abaixo assinado para solicitar licença ambiental de alargamento no leito do rio Iguaçu para redução de enchentes.
Para: Exmo. Sr. Governador do Estado do Paraná; Exmo. Sr. Governador do Estado de Santa Catarina; Exmo. Sr. Presidente do Instituto Água e Terra do Paraná.
Nós, munícipes das gêmeas do Rio Iguaçu, no trecho em que passeia entre as cidades de Porto União em Santa Catarina e União da Vitória no Paraná, reconhecemos a soberania do rio e da sua importância não apenas para os nossos estados, mas para o Brasil.
Sabemos que as cidades só nasceram por causa do rio, só estamos aqui hoje por causa dele, por isso entendemos que de certa forma, estamos invadindo seu lugar.
No entanto, depois de 133 anos, que completa de existência União da Vitória, e 106 anos da criação de Porto União, as famílias estão aqui estabelecidas ao longo do seu curso e retirá-las de seus lares seria covardia. Sabemos que o rio estava aqui bem antes de nós, mas como cidadãos brasileiros temos direito a dignidade humana assegurada pela constituição federal de 1988, como princípio fundamental.
De imediato, solicitamos que seja feita a ampliação do leito do rio Iguaçu com remoção de parte de margem direita na altura do bairro são Gabriel, entrada para o monte castelo. Trata-se de uma área em recuperação ambiental de extração de areia e que atualmente encontra-se em fim de vida útil, ou seja, seu ambiente original já foi modificado, restando hoje apenas “cavas” da extração de minérios.
Entendemos que o ganho social com esta obra de alargamento do trecho do rio será muito maior do que o atual benefício ambiental que aquela área promove.
Queremos uma solução em que nossas casas, comércios e industrias não mais sejam arruinadas pela enchente do Rio Iguaçu com o devido respeito ao meio ambiente.
Queremos que nossas necessidades sejam atendidas.
Queremos que os estudos feitos até hoje, via CORPRERI, COPEL, SANEPAR, DEFESA CIVIL sejam avaliados e levados em consideração, e que o bem-estar humano seja o princípio da decisão.
REIVINDICAMOS URGENTE uma solução que reduza o sofrimento das famílias e empresas de Porto União da Vitória.