Em defesa do Projeto Beira Rio, do Rio Piracicaba e de toda a sua orla, vegetação, patrimônios históricos e culturais, campo de futebol e de suas tradições.

Para: À Prefeitura Municipal de Piracicaba, à Secretária Municipal de Trânsito e Transporte, à Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, o Secretário Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, ao Secretário Municipal de Obras e Zeladoria, à Secretária Municipal de Habitação e Gestão Territorial, ao Secretário Municipal de Governo e ao Procurador Geral do Município, ao Senhor Prefeito Municipal – Luciano Santos Tavares de Almeida, ao Procurador Geral do Município, à Promotoria Pública do Estado de São Paulo, à Promotoria Pública Federal e aos Conselhos Municipais envolvidos.

Esta petição pública coloca-se contrária ao conteúdo do processo 519125/2023, apresentado pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, denominado de "Duplicação da Avenida Alidor Pecorari".

Esta petição tem como OBJETIVO principal trazer ao conhecimento da sociedade piracicabana um projeto ABSURDO que a Prefeitura quer fazer: remodelação viária na Avenida Alidor Pecorari (Av. Beira Rio), com a supressão de centenas de árvores e a extinção do Campo de Futebol localizado no local para a ampliação e a construção de ESTACIONAMENTO!
PATRIMÔNIO TOMBADO: Chamada de Duplicação da Avenida Alidor Pecorari (Av. Beira Rio) o projeto deve impactar na supressão de centenas de árvores em área de preservação permanente (APP), dentro de área tombada por estar dentro do polígono do Projeto Beira Rio, com tombamento pelo Decreto de número 10.643 de 2004 que envolve todo o complexo do Projeto Beira Rio e o seus entornos.
CAMPO DE FUTEBOL:
Além disso, prevê a extinção do secular campo de futebol da Rua do Porto, mantido pelo União Porto Futebol Clube, entidade existente desde 1927!!! Local dedicado aos esportes, às causas sociais e de lazer, à Beira Rio e as práticas de cultivar o meio ambiente!!! Não tem cabimento nenhum um projeto desta natureza!!!
QUESTÕES AMBIENTAIS:
Aliás, vai contra todas os regramentos legais de preservação tanto do patrimônio histórico como ambiental!!! Uma agressão à cidadania e ao ser humano, principalmente num tempo de calamidades climáticas de eventos extremos. Propõe a impermeabilização completa de uma área enorme, com mais de 1o mil metros quadrados, que compreende um campo de futebol, uma área de reflorestamento, calçadão, ciclovia etc. Adentrar o Parque da Área de Lazer da Rua do Porto, onde hoje é extremamente utilizado para pistas de caminhadas, parque PET, práticas náuticas como caiaque e padalinho etc.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL:
O projeto deverá tramitar e será apreciado a sua continuidade pelos Conselhos Municipais envolvidos, como o Comdema, o CODEPAC, o Comselam e o Conselho da Cidade e também pelas Secretarias responsáveis. Que sejam todos muito criteriosos e cuidados no trato com as legislações e com o bom senso, com as questões ambientais e humanas. Estamos derretendo e agonizando em catástrofes ambientais. O planeta demonstra que está sendo afetado e nós acabamos com a natureza pra criar ESTACIONAMENTO?? Qual a racionalidade disso!? Qual a a eficiência e as responsabilidades públicas com tais decisões??!!
NÃO PODEMOS PERMITIR!!! SALVEMOS O PROJETO BEIRA RIO!
SALVEMOS A RUA DO PORTO, SALVEMOS O RIO PIRACICABA E O SEU ENTORNO!