Mulheres no mercado de trabalho
Para: Excelentíssima Ministra das Mulheres Cida Gonçalo
Em nome de todas as mulheres presentes na nossa sociedade, que são diariamente tratadas com inferioridade e desrespeitadas em seu local de trabalho, nós Laura, Sarah, Mariana e Aurora, autoras dessa petição, viemos aqui para informar que precisamos e pedimos por melhorias que tornem essa luta mais possível. No ramo de trabalho feminino, as mulheres são desvalorizadas e tratadas de maneira desigual em comparação com os homens, nos quais tendem a receber um salário justo ao seu cargo e esforço, enquanto mulheres trabalhando pelo mesmo período recebem 22,3% a menos.
Podemos observar essa injustiça espelhada nas profissões em que o gênero feminino não é aparente, o site da CNN brasil destaca como por exemplo no cargo de diretores e gerentes gerais apenas 23% são mulheres e na profissão de controladores da navegação marítima e aeronáutica, somente 1,2% são representados por mulheres. Notamos que esta desigualdade também se implanta gravemente fora do Brasil, outro caso ocorreu em Hollywood onde na regravação do filme “Todo dinheiro do mundo” Michelle Williams recebeu menos de 1% da renda total de seu colega e ator Mark Wahlberg.
Diante de tantas dificuldades nesta situação, escrevemos essa petição para trazer uma reflexão com intuito de auxiliar a luta diária de todas as mulheres, a partir da criação e ideação de uma lei que preze pela atenção máxima a qualquer trabalhadora que denuncie uma situação de desigualdade salarial em um mesmo cargo onde os chefes praticam ações que geram preconceito de gênero durante o trabalho.
Atenciosamente Laura, Sarah, Mariana, Aurora.