Petição Eliminação de Ciclovia que tem seu trecho na Rua Curuçá na Vila Maria, município de São Paulo

Para: Exmo Sr Prefeito Ricardo Nunes da Cidade de São Paulo

Esta petição visa a eliminação o trecho da ciclovia que liga a Rua Curuçá à Avenida Guilherme Cotching na V. Maria - São Paulo, SP, passando mais precisamente pelas ruas Jose Wash, Newton Braga, Pref, Milton Improta, Tomas Speer, Severa, Itaúna, Guaranésia, Dias da Silva, Eli, Amambai, Arari Leite.
Trata-se de obra que deixou de ser útil, devido sua baixa utilização nos dias da semana (segunda a sábado), onde temos a passagem de 1 ciclista a cada 2 ou 3 horas durante o dia, e onde o horário de maior utilização é ao final da tarde das 17:00 até as 19:00 hrs. Já a Rua Curuçá cujo fluxo de carros aumentou significativamente, tem sua dinâmica de uso intensificada e já não faz mais jus ao Título de Rua mais sim de Avenida Curuçá, onde deveria haver obras de melhoria e readequação para suportar seu fluxo. Hoje a existência da Ciclovia traz mais riscos do que benefícios aos seus usuários, onde há o risco de acidentes. Bem sendo a implantação da ciclovia um ato governamental que não discutiu seus propósitos e objetivos com os cidadãos e muito menos com os comerciantes das ruas onde houve a implantação da ciclovia. Temos hoje situações onde o comercio é atrapalhado por regras de utilização das ciclovias rígidas que não permitem por exemplo aos moradores entrarem com seus veículos em suas garagens, comerciantes realizarem carga e descarga de produtos em seus comércios, transportes (Uber, Taxi, 99 etc) de deixarem seus passageiros, e os veículos de utilizarem uma faixa adicional nos horários de picos no fluxo de veículos. Em aproximadamente 5 anos de existência, esta ciclovia comprovadamente de nada tem servido aos ciclistas, que independentemente do dia ou do horário, raramente são vistos se utilizando dela, quer seja para fins de trabalho ou lazer. Este fato pode ser facilmente comprovado visitando-se o local ou perguntando-se aos moradores ou comerciantes que são diariamente impactados com sua implantação. Poderiam implantar pontos de carga e descargas proximo as localidade de comercios, com parada de no máximo 15 minutos, orientando o ciclista que nesse momento faça uso da calçada para desvio do veiculo que estará descarregando. Isso já seria um grande inicio de flexibilização e apoio. Nosso prefeito Ricardo Nunes poderia considerar a remoção dessa ciclovia para ruas paralelas e sem fluxo intenso de veículos protegendo assim os ciclistas e melhorando o ambiente onde há um fluxo de comercio e veículos mais acentuado. A comunidade do bairro não é adepta a retirada de ciclovias, mais sim a implementação desse recurso com participação dos cidadãos da localidade, evitando assim impactos, haja vista que na atual conjuntura necessitamos sermos corretos não só ecologicamente, mas também socio economicamente, evitando assim prejuízos aqueles cidadãos que fazem com que a receita (Impostos) se mantenham. Podemos contar com a atenção do Sr Prefeito para que então tenhamos esse assunto endereçado nas próximas obras de expansão e revisão das Ciclovias.