Pedido de Segurança e Paz pelas Mulheres da Praia do Rosa/SC

Para: EXMO. SR.ROSENVALDO DA SILVA JÚNIOR PREFEITO DO MUNICÍPIO DE IMBITUBA/SC, EXMO. SR. LEONIR DE SOUSA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE IMBITUBA/SC, EXMO. SR.JORGINHO DOS SANTOS MELLO GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA e EXMO. SR. LUÍS CARLOS CRUZ DOS SANTOS TENENTE-CORONEL 8ºCRPM/34º BPM 34º BATALHÃO – POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA

Imbituba-SC, 17 de dezembro de 2023.

AO
EXMO. SR. ROSENVALDO DA SILVA JÚNIOR
PREFEITO DO MUNICÍPIO DE IMBITUBA/SC

EXMO. SR. LEONIR DE SOUSA
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE IMBITUBA/SC

EXMO. SR. JORGINHO DOS SANTOS MELLO
GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA

EXMO. SR. LUÍS CARLOS CRUZ DOS SANTOS
TENENTE-CORONEL 8ºCRPM/34º BPM
34º BATALHÃO – POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA

URGENTE!

APELO ÀS AUTORIDADES PÚBLICAS POR POLICIAMENTO

Nós, do grupo “MULHERES DA PRAIA DO ROSA”, composto por aproximadamente 500 (quinhentas) mulheres brasileiras, estrangeiras, solteiras, casadas, comprometidas, autônomas, empresárias, empregadas, todas livres, determinadas e unidas, neste ato representada por sua representante, MARIA INES GARCIA PRIETO, argentina, solteira, professora, inscrita no CPF sob o nº. 016.430.514-90, residente e domiciliada na Estrada Geral da Praia do Rosa, Praia do Rosa, bairro Ibiraquera, Imbituba, Santa Catarina, Brasil, comparecem, respeitosamente à presença de Vossas Senhorias a fim de expor e requerer o que segue:

O grupo “MULHERES DA PRAIA DO ROSA” é composto por aproximadamente 500 (quinhentas) mulheres, nativas, turistas e moradoras que escolheram a Praia do Rosa, Imbituba/SC, para fazerem de seu Lar. Algumas de nós por oportunidades, outras por necessidade, umas pelas belezas naturais, mais todas nós pela Paz deste local.

Ocorre que recentemente estamos acompanhando com bastante preocupação o aumento nos índices de criminalidade, a diminuição do efetivo policial e a baixa frequência com que as forças de segurança são vistas nas ruas da Praia do Rosa. Diariamente recebemos inúmeros relatos de furtos, casos de assédio, agressões, violências, importunação e perseguição sexual de mulheres

Isto não é de hoje! Já se passou muito tempo desde que o antigo posto da Policia na entrada da Praia do Rosa foi desativado, desde que o efetivo policial que antes era visto nas entradas do Rosa do Norte e do Rosa Sul não mais estão ali e desde de que as (antes frequentes) rondas ocorriam em toda extensão de nossa amada Praia do Rosa.

Mas agora, com o aumento de circulação de pessoas de todo mundo na Praia do Rosa e recentes investidas criminais à domicílios e estabelecimentos comerciais estamos preocupadas com nossa segurança, de nossa família, de nossos estabelecimentos, e, principalmente, com nossas integridades físicas e nossa tão arduamente conquistada paz!

Juntas, servimo-nos, desta petição para chamar atenção das Autoridades, da Prefeitura do Município de Imbituba, do qual a praia do Rosa faz parte e representa um dos pontos de maior arrecadação tributária aos cofres públicos, do Governo do Estado de Santa Catarina e da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina para pedir:

1. Que seja determinada o aumento do efetivo de viaturas e de pessoal das forças policiais em toda extensão da Praia do Rosa e localidades;

2. Que sejam realizadas estratégias efetivas de promoção da segurança patrimonial e de integridade física das mulheres da Praia do Rosa e suas imediações durante o ano inteiro não só durante o dia, mas principalmente no período noturno, determinando a manutenção da iluminação das vias públicas e instalação de novos pontos de iluminação e monitoramento das vias através de câmeras;

3. Que sejam determinadas a reativação do posto de Polícia na Praia do Rosa e determinada a exaração de ordens de serviços para patrulhamento e investidas ostensivas da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina na Praia do Rosa e suas imediações durante o ano inteiro;

Autoridades, não estamos pedindo nada além do que é nosso de direito. Queremos Paz! Queremos nos sentir seguras! Queremos proteger quem amamos e aquilo que conquistamos com tanto custo! São nossos corpos que estão sendo colocados à risco de segurança e vida, é o nosso bem estar que está em jogo, e é na esperança e crença que o Poder Público Municipal, Estadual e as Forças de Polícia são capazes de nos atender que reivindicamos imediata intervenção e atuação.

Queremos voltar a nos sentir seguras e em paz na Praia do Rosa!

MULHERES DA PRAIA DO ROSA