Petição: Reconhecimento e Valorização
Para: Universidade Federal do Pampa
Prezados e prezadas gestores e gestoras da Universidade Federal do Pampa
Nós, alunos do curso de Educação Física - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa - campus Uruguaiana, gostaríamos primeiramente de parabenizar o Reitor Sr. Edward Frederico Pessano e a vice-reitora Srª Francielli Brizolapela pela vitória nas eleições, desejando votos de uma excelente gestão para TODA A GENTE!.
Dito isso, gostaríamos de manifestar, por meio deste abaixo-assinado, as necessidades mais urgentes do nosso curso, e assim abrir espaço para o debate e resolução das nossas necessidades.
Desde que, o curso abrem as “portas” em 2008, ele foi pensado para atingir todos e todas aqueles/as que durante o dia precisavam trabalhar, e acabam privados do acesso à educação diurno oferecido pela Unipampa. Então, hoje com cerca de 200 alunos e 7 professores exclusivos do curso, necessitamos a curto prazo poucas coisas, dentre elas:
- Ser reconhecidos como parte da formação dentro da área de saúde da Universidade Federal do Pampa/campus Uruguaiana - RS, uma vez que, através da Associação Brasileiras de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), a educação física encontra-se como parte do núcleo de Saúde, como é apresentado na classificação de cursos de graduação e sua área de conhecimento.
- Também, se fazer cumprir a obrigatoriedade da oferta de licenciatura e bacharelado para educação física nas universidades, seguindo a Resolução nº 6, de 18 de dezembro de 2018 onde através do Ministério de Educação, Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Superior em seu Art. 5 apresenta que:
Dada a necessária articulação entre conhecimentos, habilidades, sensibilidade e atitudes requerida do egresso para o futuro exercício profissional, a formação do graduado em Educação Física terá ingresso único, destinado tanto ao bacharelado quanto à licenciatura, e desdobrar-se-á em duas etapas, conforme descrição a seguir:
I - Etapa comum: Núcleo de estudos de formação geral, identificador da área de educação física, a ser desenvolvido em 1.600 (mil e seiscentas) horas referenciais, comuns e de ambas as formações.
II- Etapa específica: Formação específica a ser desenvolvida em 1.600 (mil e seiscentas) horas referenciais, na qual os graduandos terão acesso a conhecimentos específicos das opções em bacharelado e licenciatura.
§ 1o No início do 4o (quarto) semestre, a Instituição de Educação Superior deverá realizar uma consulta oficial, por escrito, a todos os graduandos a respeito da escolha da formação que pretendem seguir na Etapa Específica - bacharelado ou licenciatura - com vistas à obtenção do respectivo diploma, ou, ao final do 4o (quarto) semestre, definir sua escolha mediante critérios pré-estabelecidos;
(Resolução CNE/CES 6/2018. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2018, Seção 1, pp. 48 e 49).
Atualmente, o curso de Educação Física da UniPampa não disponibiliza a opção entre licenciatura e bacharelado, uma vez que, apenas a licenciatura esta presente na grade de opções dos alunos, o que acarreta no descumprimento de normas legais que existem para o melhor desenvolver as oportunidades, como também, os núcleos de educação e saúde da região e do país com a formação de mais profissionais de ambas as áreas. Nós enquanto curso, sabemos que precisamos dessa oferta, para que os seguintes problemas sejam resolvidos:
- Garantia do cumprimento da formação de ingressos tanto na etapa comum quando na etapa específica;
- Mais vagas para ingresso no ensino superior;
- Transferências para outro curso/universidade em virtude da atual situação do curso;
- Evasão de alunos;
- Garantia de condições dignas de trabalhos após conclusão do curso, dado ao fato que o município de Uruguaiana não tem vagas para todos licenciados na área da educação e os alunos acabam migrados para serviços do bacharel, atuando diretamente com a manutenção de saúde.
Nós atualmente, temos em sua maioria alunos e ex alunos que perdem espaço e são desvalorizados monetariamente devido não possuir o título nem a opção de estudo na área do bacharel pela UniPampa.
Portanto, manifestamos nosso descontentamento e pedimos encarecidamente que essas duas pautas sejam atendidas o mais rápido possível, seja com o reconhecimento como parte da ÁREA DA SAÚDE, tendo nossos valores na manutenção, cuidado e reabilitação, como também, a contratação de novos PROFESSORES e CONSTRUÇÃO dos devidos espaços para formação plena, continuada e de qualidade para todos alunos.
Desde já agradecemos a compreensão e aguardamos retorno.