Garantia de Acompanhamento Psicológico no Pré-Natal - Um Direito de Todas as Gestantes

Para: Excelentíssimo Senado Federal e Orgãos Governamentais Responsáveis

Nós, cidadãos e cidadãs abaixo-assinados, vimos por meio deste manifesto expressar nossa preocupação e reivindicar a implementação de políticas públicas que assegurem o acesso ao acompanhamento psicológico no pré-natal, reconhecendo-o como um direito fundamental de todas as gestantes.

Entendemos que a gestação é um período de transformações físicas, emocionais e psicológicas significativas na vida de uma mulher. Durante esse período, é fundamental que as gestantes tenham suporte adequado para lidar com as demandas emocionais e psicológicas que podem surgir, garantindo não apenas o bem-estar da mãe, mas também o desenvolvimento saudável do bebê.

Estudos científicos têm demonstrado que a falta de acompanhamento psicológico no pré-natal pode ter impactos negativos no desenvolvimento do feto e, posteriormente, na vida da criança e do adulto. A exposição a situações de estresse e ansiedade durante a gestação pode afetar o desenvolvimento cerebral do feto, aumentando o risco de problemas de saúde mental na infância e na vida adulta, tais como ansiedade, estresse e até mesmo comportamento suicida.

Portanto, solicitamos encarecidamente que sejam adotadas as seguintes medidas:

Inclusão do Acompanhamento Psicológico no Pré-Natal: Propomos que o acompanhamento psicológico seja integrado como parte essencial do pré-natal, sendo oferecido de forma regular e gratuita em todas as unidades de saúde que prestam assistência pré-natal.

Capacitação de Profissionais de Saúde: Solicitamos a capacitação de profissionais de saúde para identificar precocemente sinais de problemas emocionais nas gestantes e encaminhá-las para o acompanhamento psicológico adequado.

Ampliação do Acesso: Exigimos a ampliação do acesso ao acompanhamento psicológico no pré-natal, garantindo que todas as gestantes, independentemente de sua condição socioeconômica ou local de residência, tenham acesso a esse serviço.

Campanhas de Conscientização: Propomos a realização de campanhas de conscientização sobre a importância do acompanhamento psicológico no pré-natal, visando reduzir o estigma associado à busca por apoio emocional durante a gravidez.

Destinação de Recursos: Reivindicamos a destinação de recursos financeiros suficientes para a implementação e manutenção dessas medidas, garantindo sua efetividade e continuidade ao longo do tempo.

Como cidadãos preocupados com a saúde e o bem-estar das gestantes em nosso país, instamos as autoridades competentes a agirem prontamente para atender a essa demanda urgente. O direito ao acompanhamento psicológico no pré-natal não deve ser apenas uma aspiração, mas sim uma realidade acessível a todas as mulheres durante essa fase tão importante de suas vidas.

Assinamos este abaixo-assinado na esperança de que nossas vozes sejam ouvidas e de que medidas concretas sejam tomadas para garantir o acesso universal ao acompanhamento psicológico no pré-natal.

Respeitosamente,
Lilian Valerio - Psicóloga CRP 06/182535