Erechim/RS, Bairro José Bonifácio. Em defesa do meio ambiente: não à canalização do rio da Rua Augusto Bedin. Crime ambiental, não!

Para: Prefeito Municipal de Erechim, Secretaria de Meio Ambiente de Erechim.

Nós, moradores do Município de Erechim/RS, solicitamos que as autoridades impeçam a continuação de um crime ambiental de grande proporção praticado pela Secretaria de Obras do Município de Erechim, com a canalização do rio que fica em área de preservação permanente no final da Rua Leopoldo Schmidt e ao lado da Rua Augusto Bedin, diante do prejuízo inestimável que haverá para a fauna e a flora.

Saliente-se que há registro de imagens de animais silvestres na aludida área de preservação permanente. Em imagem aérea é possível verificar que a vegetação próxima ao leito do rio é beneficiada por este curso d´água, assim como todo o ecossistema. Muitos pontos de extensa vegetação são mantidos graças a este curso d'água. O rio é responsável pela dessedentação de animais silvestres, como um veado flagrado na rua Leopoldo Schmidt.

Além disso, há uma nascente em local próximo, oriunda de uma propriedade privada (chácara) e que deságua no rio. Com a canalização deste trecho do rio, além da morte de diversos animais, haverá o possível desaparecimento desta nascente.

Ainda, o Parque Longines Malinoski fica próximo, e certamente a fauna ali existente muito se beneficia do rio em questão.

Com a canalização do rio próximo a esta área de preservação permanente, ainda que em pequena faixa, muitos parâmetros ambientais e de qualidade da água serão alterados, impedindo a manutenção de peixes e outros seres aquáticos, bem como toda a fauna e flora próximas, que serão afetadas.