Solicitação de Implementação de Tarifas para carga de veículos de outras marcas em Carregadores Elétricos da Volvo
Para: Diretoria da Volvo do Brasil
Prezada Diretoria,
Escrevemos como um grupo de proprietários de veículos Volvo, para expressar nossa crescente insatisfação com a atual política de disponibilização dos carregadores da Volvo.
A Volvo tem sido uma pioneira e incentivadora da mobilidade elétrica, investindo na instalação de centenas de carregadores Brasil a fora, que até o presente momento, são gratuitos para qualquer proprietário de carro elétrico. No entanto, com o crescente aumento das vendas de veículos eletrificados por marcas como BYD e GWM, esses carregadores estão cada vez mais disputados por esses usuários, incentivados justamente pela gratuidade, gerando filas e insatisfação entre nós, clientes Volvo.
Entendemos que a gratuidade foi um movimento louvável de incentivo à eletromobilidade, necessário para impulsionar a popularização dos carros elétricos. No entanto, chegamos ao ponto em que essa ação está, de maneira antagonica, prejudicando a própria experiência dos consumidores da Volvo. E isso precisa ser revisto imediatamente pela diretoria Volvo, afinal, os lucros da Volvo vêm das vendas de carros da própria marca para seus clientes. De forma indireta, somos nós que financiamos a construção desses eletropostos e, no final, não possuímos nenhuma vantagem sobre quem tem carros de outras marcas.
Como exemplo, temos montadoras como Audi, BMW, Porsche e a própria BYD, que também investem na instalação de carregadores. Nesses carregadores, os proprietários de carros da marca que fez a instalação têm benefícios de terem a carga gratuita ou com condições diferenciadas, enquanto que carros de outras marcas têm que pagar a tarifa pela energia consumida.
Diante desse cenário, solicitamos que a Volvo considere urgentemente a implementação de tarifas para a carga de veículos que não sejam da Volvo nos carregadores da marca.
Acreditamos que essa medida trará benefícios significativos para nós, clientes Volvo, e consequentemente para a própria marca, aliviando a demanda excessiva nos atuais carregadores, e garantindo um acesso mais eficiente de nós, seus clientes, a esses carregadores.
Outros beneficios de tal medida:
Diferencial de Atratividade: A Volvo poderia se tornar a principal marca no Brasil a oferecer uma extensa rede de carregadores gratuitos para seus clientes, tornando-se um grande atrativo para potenciais compradores.
Fonte de Renda: A cobrança de tarifas de veículos de outras marcas geraria uma nova fonte de renda para a Volvo.
Investimento em Infraestrutura: A receita gerada poderá ser reinvestida na expansão da rede de carregadores, gerando ainda maior atratividade para que a Volvo expanda seu atual número de clientes, através de um diferencial valioso para aqueles que já ingressaram ou desejam entrar para o mundo dos carros elétricos, criando assim um ciclo virtuoso para a marca.
Forçar o investimento de outras montadoras em mais carregadores: Uma vez que a ampla rede de carregadores Volvo resultar em um diferencial estratégico para a marca atrair novos clientes, a concorrência irá adotar medidas similares, ampliando ainda mais a rede atual de carregadores, beneficiando toda comunidade da mobilidade elétrica.
Agradecemos antecipadamente a sua atenção a esta relevante questão , que necessita de urgente atenção, dessa foma aguardamos uma resposta positiva para nossa reinvidicação.
Atenciosamente,
Proprietários de Veículos Volvo