Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo Assinado solicitando a NÃO transferência da Biblioteca Pública Municipal de São Vicente "Frei Gaspar da Madre de Deus" para local fora do centro da cidade.

Para: Para Senhor Kayo Amado, Senhora Nivea de Cássia Dutra Costa Marsili

Nós, cidadãos brasileiros abaixo-assinados, residentes no município de São Vicente e cidades próximas, solicitamos de Vossa Excelência as providências necessárias para manter o funcionamento regular da Biblioteca Pública de São Vicente "Frei Gaspar da Madre de Deus", em REGIÃO CENTRAL da cidade.

Criada pela lei 1881, de 02 de outubro de 1981, a biblioteca pública municipal de São Vicente, tem como base oferecer ao munícipe um acervo diversificado, de segmentos e conteúdo informacional diverso, sendo essa uma das missões da biblioteca pública, segundo a UNESCO “A biblioteca pública é o centro local de informação, tornando prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os gêneros”.

Ao longo dos anos, a municipalidade fomentou o acervo e conforme a biblioteca foi se desenvolvendo em conteúdo e frequentadores, foram necessárias adaptações e mudanças de espaços. Deste modo, desde a sua criação, a biblioteca já foi transferida para diversos endereços, sempre em região central, respeitando outra premissa do Manifesto da UNESCO que propõe que ela seja instalada em local de fácil acesso para todos os moradores da cidade, com boa oferta de transporte público e ruas transitáveis próximas para assim “Fornecer um espaço de acesso público para a produção de conhecimento, partilha e troca de informação e cultura e promoção da participação cívica dos cidadãos.

Assim, depois de muitas mudanças, a referida biblioteca foi instalada em 22 de janeiro de 1983, aos fundos do Instituto Histórico Geográfico de São Vicente ( Rua Frei Gaspar, 280 - Centro ), onde permanece em atividade até os dias de hoje.

Por conta desse localização central e próxima a vários estabelecimentos comerciais, a biblioteca é uma das poucas marcas de investimento público municipal na área de difusão literária que funciona ininterruptamente desde sua criação e há décadas vem fomentando a cultura e a leitura, numa relação construtiva e dinâmica com a sociedade, gerando conhecimento e favorecendo a cidadania.

Aberta ao público em geral, funciona de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 17:00 horas e disponibiliza um rico acervo com aproximadamente 30 mil volumes, composto por livros, revistas, dvd e hqs dos mais variados assuntos para pesquisa e leitura; sendo oportunizado o empréstimo domiciliar de livros de forma gratuita e acessíveis a pessoas de todas as idades. O espaço também possui um raro acervo para consulta, dedicado à história de São Vicente, oferecendo um importante centro de referência para pesquisadores, historiadores e demais interessados.

Esse equipamento público já foi palco de inúmeras atividades culturais, oficinas e eventos, atendendo diretamente a população vicentina da região central e adjacências (Vila Margarida, Mateo Bei, Parque Bitaru, Gonzaguinha, Boa Vista, México 70, Itararé ) e também de bairros limítrofes ( Cidade Náutica, Tancredo Neves, Parque São Vicente, Voturuá, Cascatinha, Jockey Clube, Esplanada dos Barreiros, Humaitá, Vila Valença, Rádio Clube entre outros). Outro ponto de destaque é que o atendimento também abrange cidadãos que trabalham ou estudam na cidade, mas moram em municípios vizinhos, além de turistas e veranistas que visitam o espaço sazonalmente.

Apesar de existirem questões pontuais de manutenção e conservação que precisam de ajustes (reforma dos banheiros, reparos de ventilação e iluminação, pintura, mobiliários adequados, instalação de rede internet e computadores, manutenção de assinaturas de jornais e atualização periódica do acervo, que não seja somente por meio de doações); a biblioteca possui espaços setorizados para leitura local, acervo infantil e juvenil, ambiente para estudo/pesquisa e atendimento particularizado com cada frequentador. O resultado disso é o cadastro de aproximadamente 4.000 sócios e por volta de 150 empréstimos realizados no mês.

Esses números, embora tímidos, mostram que esse espaço resiste a todas as adversidades e tem potencial para crescer. Isso se deve pelo bom atendimento da equipe, a oportunidade de empréstimos de livros gratuitos, o ambiente tranquilo com material de conteúdo informacional relevante para estudos e a localização privilegiada.

Entretanto, chegou recentemente ao nosso conhecimento, de que a municipalidade tem planejado transferir a biblioteca para um bairro afastado do centro da cidade, com espaço de dimensões menores (não sendo possível a setorização e acomodação acervo / equipe / frequentadores de maneira adequada) e anexo à uma escola municipal, sem levar em consideração o público atendido.

Esta notícia a muito nos desagradou, nós, frequentadores da biblioteca por vários motivos, aos quais destacamos cinco por serem críticos:

- Localização em bairro distante da região central e sem transporte coletivo próximo;
- Área com históricos de alagamentos;
- Interrupção de forma abrupta dos serviços prestados pela unidade à um público fidelizado;
- Ambiente anexo à escola, podendo gerar restrições de acesso e muito ruído.
- Espaço restrito para o pleno funcionamento da biblioteca

É por esta razão que requeremos desta Prefeitura e da Secretaria de Educação, na figura do Sr. Prefeito, e da Sra. Secretária, respectivamente, providências de estimado interesse comum da sociedade para a manutenção das atividades da biblioteca seja no espaço onde hoje ela está instalada ( com manutenção e reparos necessários ); OU que seja em prédio na região CENTRAL da cidade, isolado, com plenas condições de receber acervo e demais atividades inerentes ao serviço, com transporte público próximo e acessibilidade para que se continue o bom atendimento e a qualidade tão tradicional da Biblioteca Pública Municipal de São Vicente.

Na forte convicção sermos atendidos neste pleito, encaminhamos este documento assinado por todos.

Nossas estimas,

Amigos da Biblioteca Pública Municipal de São Vicente
“Frei Gaspar da Madre de Deus”


REFERÊNCIA
IFLA UNESCO, “Manifesto da Biblioteca Pública IFLA-UNESCO 2022,” Repositório - FEBAB, http://repositorio.febab.org.br/items/show/6247.





Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 11 junho 2024
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
240 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar