MANIFESTO EM PROL DO ASSENTO DA UNCME NO CNE
Para: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Ministro Camilo Santana
MANIFESTO EM PROL DO ASSENTO DA UNCME NO CNE
Estimada/o Conselheira/o, precisamos da sua mobilização!
No dia 13 de junho de 2024, foi editada a Portaria nº 546 na qual o Ministro da Educação, Camilo Santana, apresentou as entidades e os prazos para a indicação de representantes para a nova composição do Conselho Nacional de Educação (CNE). Dentre este seleto grupo de entidades, a nossa União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação (UNCME) pode indicar as representantes que levarão consigo cada um dos mais de 4mil Conselhos Municipais de Educação (CMEs) e dos 5.570 Conselhos Municipais de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-Fundeb).
Pensar a UNCME no CNE é levar a voz das/os Conselheiras/os para o centro das discussões e construções das normas nacionais da Educação, que posteriormente serão complementadas por cada um dos CMEs espalhados no território brasileiro. Isso representa, em poucas palavras, que a municipalidade, na perspectiva das diversas dimensões sociais que concernem cada Colegiado, estará agindo diretamente nas políticas públicas em prol da Educação brasileira.
Entendendo que nossas representantes precisam ter como ponto focal a sua vivência orgânica nos CMEs, foram indicadas duas Conselheiras: Fabiane Bitello Pedro - Conselheira gaúcha de São Leopoldo, para a Câmara de Educação Básica, e Gilvânia da Conceição Nascimento - Conselheira baiana de Ilhéus, para a Câmara de Ensino Superior, que levam consigo a garra e o conhecimento de muitos anos da nossa história!
Com isso, pedimos que você Conselheira/o, Profissional da Educação e demais interessadas/os pela Educação, assine e compartilhe esse Manifesto em suas redes sociais, com a hastag @UNCMENOCNE e marcando (muito importante essa ação) as redes do Ministro @camilosantanaoficial e da UNCME @uncmenacional.
Seu empenho é essencial e fará toda a diferença na possibilidade de alcançarmos o assento para a UNCME no CNE!!
Brasília, 09 de julho de 2024.
Diretoria Nacional da UNCME