Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Alto Paraíso de Goiás - “CAPITAL DOS ECOLOGISTAS

Para: Deputado de Goiás - ALEGO - Antonio Gomide - PT

Abaixo Assinado, assine e divulgue por amor ao Cerrado.

Nós cidadãos viemos por meio deste solicitar proposição e a aprovação do Projeto de Lei para reconhecer o município de Alto Paraíso de Goiás com o título de:

“CAPITAL DOS ECOLOGISTAS”.
Nós, moradores de Alto Paraíso de Goiás, temos prioridades na nossa ecorregião, e
queremos construir nossa identidade cultural e turística no que já viemos construindo há
anos: uma cidade com inúmeros ecologistas, defensores do Cerrado e do
socioambientalismo.

É essa identidade cultural e turística que queremos para nossa cidade.

JUSTIFICATIVA

O Município de Alto Paraíso, localizado no Estado de Goiás é amplamente
reconhecido por ser o coração da Chapada dos Veadeiros, com uma enorme biodiversidade, beleza natural e características geológicas únicas, sendo um dos principais destinos turísticos no Brasil, atraindo turistas do Brasil e do Mundo interessados em ecoturismo, turismo de natureza e turismo de aventura.

Por conter a Portaria do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma Unidade de Conservação, e várias outras RPPNs, com diversos atrativos naturais, na cidade residem diversas pessoas comprometidas em proteger o meio ambiente. Alto Paraíso é conhecida, conforme diversas notícias em jornais, por ser composta por um grande número de verdadeiros guerreiros protetores da natureza, do Cerrado, a concessão do título de "Capital dos Ecologistas" a Alto Paraíso é justificada por
diversos fatores, que incluem:

1. Histórico de Movimentos Ecológicos com grande presença de dezenas de Associações e ONGs comprometidas em promover a preservação do Cerrado e Educação Ambiental, que visam proteger o Bioma Cerrado, Alto Paraíso de Goiás é uma cidade formada em sua maioria por uma sociedade civil socioambientalista consciente, onde há um grande numero de ecologistas, membros de conselhos ambientais (CONAMA e CONAPA), agricultores familiares, povos tradicionais e alternativos, agroecologistas, agrofloresteiros, educadores ambientais, produtores de alimentos orgânicos, artesãos, bioconstrutores, donos de atrativos naturais, guardiões de RPPNs, servidores do ICMBio, IBAMA, empreendimentos ecológicos, guias de trilhas do Cerrado, brigadistas que estão sempre dispostos a apagar incêndios criminosos no Cerrado, e outras identidades plurais que têm em comum o zelo e a proteção ambiental da Chapada dos Veadeiros, do Cerrado e das águas que nascem em nosso ecossistema.

Nós queremos que o grande número de ecologistas na nossa cidade tenha seu trabalho
reconhecido.

2. Turismo Ecológico: Alto Paraíso de Goiás tem como principal fonte de renda o ecoturismo, ou turismo ecológico. Esse é um segmento do turismo de natureza que se caracteriza por utilizar o patrimônio natural e cultural de forma sustentável. O ecoturismo tem como objetivo incentivar a conservação do ambiente, promover o bem-estar das populações e formar uma consciência ambientalista, com base também no conceito de turismo de base comunitária, que valoriza a cultura e o modo de vida de comunidades locais, permitindo que os visitantes tenham uma experiência genuína e mais integrada com a natureza.

3. Cultura e Identidade Local: A presença de ecologistas defensores do Cerrado é uma característica muito marcante na cultura local. A cidade é conhecida pela presença de vários serviços e produtos ecológicos. Temos inúmeros voluntários trabalhando gratuitamente para plantar e regenerar áreas queimadas e degradadas do Cerrado. Temos também vários agricultores familiares, que toda semana participam de feira de alimentos orgânicos. Temos a Aldeia Multiétnica, o Encontro de Povos e Culturas Tradicionais das Chapada dos Veadeiros, temos a Feira de Sementes do Cerrado, o RAÍZES - Encontro de raizeiros, parteiras, benzedeiras e pajés celebram os saberes tradicionais e a ancestralidade. Além disso, temos a cooperativa de reciclagem com vários ecologistas cooperados que trabalham para separar os resíduos sólidos, e enviá-los para a reciclagem, evitando assim que este material vá para o lixão, e seja reutilizado de forma mais ecológica.

4. Reconhecimento e Valorização: O título oficial de "Capital dos Ecologistas" é um reconhecimento formal que valoriza e oficializa a reputação que Alto Paraíso de Goiás já possui nacional e internacionalmente. Esta medida contribuirá para consolidar a imagem do município e potencializar sua atratividade turística, científica e cultural, contribuindo para que mais e mais eventos de ecoturismo aconteçam, tais como seminários, palestras, oficinas e encontros de ecologistas do Brasil e do Mundo.

Esse projeto de lei está totalmente associado a nossa realidade local, que sofre com as consequências da crise climática como em todo o mundo, com muitos incêndios florestais, secas e com as águas de córregos e rios diminuindo a cada ano. Queremos apoio e reconhecimento à nossa luta em favor da preservação do Cerrado, que é Patrimônio Mundial da Humanidade.

Somos uma cidade com grande número de cidadãos conscientes e ecológicos, engajados e ativistas nas questões socioambientais, lutamos para garantir o bem viver para as gerações presentes e futuras, para humanos, fauna e flora do Cerrado. Temos muitas prioridades ecológicas em nossa região, e queremos que nossa identidade cultural e turística seja respeitada e reflita de fato a construção do que estamos fazendo há décadas.

Transformar Alto Paraíso de Goiás na "capital dos Ecologistas" é um projeto que representa a cidade e reflete a verdadeira atenção que a cidade precisa dos agentes públicos e dos poderes constituídos, com relação às nossas demandas socioambientais.

Ao nos tornar a Capital dos Ecologistas, queremos atrair turistas comunitários e socioambientais do mundo todo interessados na temática de sustentabilidade, que nos ajude a promover o turismo de base comunitária, que traga renda aos moradores sem destruir o meio ambiente e troque conhecimentos tracionais, populares e acadêmicos.

Neste atual tempo histórico de Emergência Climática queremos, entre outras questões, ser a Chapada dos cidadãos conscientes, críticos, ecológicos e engajados nas questões socioambientais e de proteção do meio ambiente, pelo desmatamento zero, por um território livre da degradação ambiental.

Nós, de Alto Paraíso de Goiás, queremos ser a Capital dos Ecologistas.




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
85 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar