O PROVÃO TAMBÉM É NOSSO!
Para: Sr. Governador Tarcísio de Freitas e Secretário da Educação Renato Fender.
Nós, estudantes do IFSP Campus Cubatão e de todos os outros campi do IFSP, juntamente com professores, pais e demais cidadãos e cidadãs, expressamos nosso profundo descontentamento com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo pela exclusão dos estudantes das instituições federais da participação no Provão Paulista Seriado. Isso ocorreu em virtude de um edital mal planejado, que não levou em consideração os problemas verificados na edição anterior da prova.
Na edição passada, os estudantes da rede federal foram arbitrariamente excluídos do edital promovido pela SEDUC. Embora esse problema tenha sido parcialmente corrigido neste ano, o novo edital impõe a exigência de que os estudantes tenham realizado a prova no ano anterior, perpetuando, assim, a exclusão dos estudantes da rede federal. Como resultado, esses alunos, juntamente com muitos outros, estão agora impossibilitados de participar da presente edição e de quaisquer edições futuras do Provão Paulista.
Consideramos absolutamente inaceitável que uma parcela significativa de estudantes seja penalizada por estarem matriculados em instituições federais. Essa situação não apenas fere o princípio da isonomia, garantido pela Constituição Federal, como também priva esses estudantes de uma das formas de acesso às instituições estaduais de ensino superior.
Portanto, por meio deste abaixo-assinado, exigimos:
1. Que todos os estudantes, independentemente de estarem matriculados em escolas estaduais, municipais, distritais ou federais, tenham acesso igualitário ao Provão Paulista, sem restrições que discriminem ou excluam qualquer grupo.
2. Que sejam adotadas medidas imediatas para corrigir as desigualdades causadas pela exclusão dos estudantes de escolas federais, garantindo-lhes a oportunidade de realizar a prova ou ter acesso a alternativas justas e adequadas.
3. Que futuros editais de programas e provas estaduais sejam revisados e ajustados para garantir a inclusão de todos os estudantes de instituições públicas, evitando quaisquer tipos de discriminação ou exclusão.