Convocação dos aprovados do Concurso da Embasa 2022
Para: População de todo estado da Bahia( usuários do serviço da Embasa), Governador do Estado da Bahia (Jerônimo Rodrigues), Presidente da Embasa (Leonardo Goes), Sindae, Ministério Público do Trabalho MPT, Diretoria da Embasa, Gerentes Gerais e Gerentes Regionais
É de conhecimento por parte dos aprovados do Concurso da Embasa de 2022, que aproximadamente 2.000 habilitados, que concorreram aos cargos de nível médio agente operacional, operador de processos e assistente administrativo, a existência de grande terceirização, totalizando uma quantidade aproximada de 5.000 funcionários terceirizados distribuídos entre essas empresas, e também exercendo as funções que por direito deveriam serem realizadas pelos concursados que aguardam a convocação.
Existe um acordo entre o MPT e a Embasa que visa substituir a mão de obra terceirizada por empregados públicos(concursados). Funções como a de Operador de processos, agente operacional e assistente administrativo vem sendo realizada por estes terceirizados, provocando certa incerteza em relação a convocação/ contratação dos habilitados e aprovados nesse concurso, e também precariedade tanto para os trabalhadores quanto para a população.
Importante mencionar que o tempo entre a convocação e contratação (aproximadamente 3 meses) para conclusão gera incerteza em relação ao tempo e convocação. Haverá tempo hábil para convocação dos aprovados/ habilitados ocupem seus postos laborais? Essa é a questão, pois o concurso tem o prazo de vigência até março de 2025.
Importante também explanar que vários municípios têm o serviço de abastecimento de água operado pela Embasa, municípios esses que não entraram no edital para que a terceirização fosse substituída, e com isso continuam com 100% da mão de obra terceirizada, indo em desencontro ao acordo entre a Embasa e o Ministério Público do Trabalho. Também é de conhecimento de vários que aguardam, que várias estações de tratamento de água e estações de tratamento de esgoto são operadas por profissionais terceirizados, prática que descumpre com o citado acordo.
Resta pouco tempo para que o concurso expire, e para que possa ocorrer a convocação dos aprovados, acreditamos que a Embasa por ser uma empresa séria, justa e correta, deve atender ao acordo firmado com o MPT, dessa forma faz-se necessária uma resposta clara e objetiva sobre essa situação e maior celeridade nas chamadas/convocações. Importante destacar também que por alguns motivos, esse número de pessoas que aguardam convocação da Embasa diminuiu devido ao surgimento de vários concursos que ocorreram entre 2023 e 2024, sendo fácil compreender que o número de 2.000 aprovados na Embasa teve uma redução considerável por conta desses eventos Soma-se a esses eventos os convocados pela Embasa que pediram desligamento, inúmeras aposentadorias, pessoas que lograram êxito em outros certames e foram para outros órgãos públicos, como por exemplo, a Polícia militar T1 e T2 e óbitos.
O abaixo-assinado tem por objetivo solicitar que a Embasa atenda ao acordo firmado com o Ministério Público do Trabalho, e dê uma celeridade maior nas contratações, para que assim atinja o maior número de habilitados possíveis, dos diferentes cargos (agente operacional, operador de processos e assistente administrativo), cargos exercidos por funcionários terceirizados, e também oportunizar a outros cargos executados por Engenheiros, Analistas e Técnicos.
São centenas de pais e mães de famílias passando por situações adversas, dificuldade financeira e desemprego, e veem nesse concurso, nessa convocação, esperança, vislumbrando dignidade e melhoria na qualidade de vida.
Para finalizar, é importante pontuar que:
1-Existe um acordo entre a Embasa e o Ministério Público do Trabalho que deve ser cumprido;
2-São mais de 5.000 funcionários terceirizados (existe fonte que comprova esse quantitativo);
3-A quantidade do cadastro reserva, que vem mês após mês diminuindo por conta da migração para outros órgãos, empresas e instituições governamentais. O número atual deve estar entre 1.400 e 1.600, e a palavra que o próprio presidente deu em entrevista de que chamaria sim o cadastro reserva, mas nesse ritmo entre convocação e contratação, dificilmente será possível convocar no máximo 20% dos aprovados, que esperam pacientemente.
4-Destaco que a embasa bateu recorde nos lucros pelo segundo ano consecutivo, e vem investindo bastante na criação de novas Estações de Tratamento de Água, e ampliando algumas destas estações, com isso, fica claro a necessidade de contração de mão de obra, que objetivaria no aproveitamento do concurso Embasa 2022 ainda vigente.
5-Nós, candidatos aprovados queremos muito contribuir para uma melhor prestação no serviço de saneamento e tratamento de água e esgoto, contribuir com a mitigação de problemas diversos, que infelizmente os cidadãos enfrentam em relação ao desabastecimento de água, e por fim, ofertar através de nosso trabalho árduo, vestindo a camisa da empresa executar com profissionalismo nosso trabalho para contribuir mais ainda com a melhoria da qualidade de vida para a população baiana, no que se trata a saneamento e tratamento de água e esgoto.
Contamos com o apoio de todos vocês.
O abaixo assinado consiste na convocação célere dos candidatos aprovados do Concurso da Embasa realizado em 2022.
|
Já Assinaram
735
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.
|