Manifesto em Defesa do Direito à Informação, da Democracia e pelo fim dos Desertos de Notícia no Brasil
Para: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM PR)
Manifesto em Defesa do direito à informação, da Democracia e pelo fim dos Desertos de Notícia no Brasil
1. A Crise dos Desertos de Notícias no Brasil
Desertos de Notícia são sintomas de disfunção na prática ao direito de acesso a livre informação. Populações desertificadas de jornalismo local sofrem e são vítimas desse mal, de resto e em suma, uma ferida na Democracia nas regiões mais arteriais da Nação.
Segundo o Atlas da Notícia, produzido pelo Projor - Instituto pelo Desenvolvimento do Jornalismo, cujas periódicas versões anuais atualizam o País sobre esse mapa da desinformação nativa, cerca de 2.707 dos 5.568 municípios brasileiros são Desertos de Notícia.
2. Os Oásis de Notícia
Somos os Oásis de Notícia.
Oásis de Notícia são conteúdos editoriais brotando produtivamente nesse árido cenário.
O mesmo Atlas da Notícia elencou 5.245 veículos digitais e 4.836 rádios produzindo notícias e representando 70% dos veículos mapeados em 2023.
Esses números demonstram o impacto social e econômico dessa nossa atividade. Somos pequenos e médios veículos comprometidos com a promoção da transparência e da cidadania, em regiões nem sempre cobertas pelos grandes grupos de comunicação.
Produzimos diariamente jornalismo profissional e de credibilidade. Somos o retrato mais fidedigno das realidades locais nas diversas regiões do País. Somos seu espelho e sua voz.
Nossa missão é combater a desinformação e democratizar o acesso a conteúdos editoriais confiáveis e relevantes.
3. A força e o poder em Rede
De 19 a 23 de agosto de 2024, reunimos representantes de organizações de notícias de todas as regiões do Brasil em Brasília, com o objetivo de tangibilizar para o País e aos representantes dos poderes federais, a nossa força e nosso próprio poder. Demonstrar nossa capacidade de articulação e nossa relevância.
O evento, organizado pela startup de mídia Alright, atraiu mais de 3.000 espectadores, reafirmando a força do jornalismo regional brasileiro.
Articulados em rede e com apoio de entidades representativas como ANER, AJOR, ABRAJI e PROJOR, estamos prontos para combater a desinformação e promover a verdade.
4. Contra o desvio técnico de Mídia
Mídia é uma atividade de comunicação fundamentada e com bases em dados e análises técnicas.
Essa é a premissa no âmbito dos investimentos privados, mas particularmente no trato das verbas públicas, ao fim, fruto do contribuinte, todos nós.
No entanto:
- Apesar da cobertura estratificada e abrangente da nossa produção jornalística;
- Apesar da penetração extremamente granular e única de nossos veículos;
- Apesar da proximidade e profunda identificação com nossas audiências e nossa inequívoca preferência por parte delas face aos veículos não locais …
Vimos a público manifestar nosso desacordo com a prática, a nossa ver, em desalinho com parâmetros técnicos e contextuais de alocação das verbas públicas federais de mídia.
5. Pela democratização da verba, em pról da democratização da informação
Neste Manifesto, os Oásis de Notícia pleiteiam:
1. Defesa e reconhecimento por parte dos órgãos e instâncias técnicas representativas do Governo Federal da relevância de mídia dos veículos locais e regionais;
2. Investimento tecnicamente democratizado das verbas de mídia por parte desses mesmos órgãos e instâncias nacionais;
3. Utilização das plataformas locais e regionais para divulgação certamente de alta eficácia das campanhas de políticas e programas públicos;
4. Criação de um Fundo Público de Fomento para estímulo e suporte ao desenvolvimento da mídia profissional local e regional, com regras claras e baseadas em indicadores de compromisso com o bem público e os cidadãos/audiência dessas áreas do País.
6. Pelo Futuro do Jornalismo Regional e da Democracia
Defendemos o fortalecimento do jornalismo local e da indústria regional de notícias como um pilar essencial para a democracia brasileira.
Com orgulho e determinação, desafiaremos os Desertos de Notícia.
Somos os Oásis de Notícias e continuaremos a lutar pela verdade, pela informação livre e pelo fortalecimento da nossa Democracia.