MUDANÇA DE MODALIDADE DE ENSINO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO EM TEMPO INTEGRAL Mª MENDES DE SOUZA - BAIXA GRANDE, INHAMBUPE, BAHIA.
Para: Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, 1º Núcleo da Secretaria Territorial 18
Devido ao grande número de indivíduos sem concluir o Ensino Médio e a dificuldade em migrar para estudar em outras cidades, Em 2004, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, representada pela diretora da Direc 03 Célia Paulino, juntamente com a Secretaria de Educação Municipal, representada pela Secretária de Educação Margarina Reis e o Prefeito da época Leônidas Simões, pensando na continuidade dos estudos da população local e circunvizinhas implantaram o Ensino Médio Regular Presencial na comunidade, inicialmente com professores foram cedidos pela Prefeitura Municipal de Inhambupe e aos poucos os professores da rede estadual foram alocados para essa região e começaram a ingressar no quadro de funcionários e substituindo os docentes do município. E com isso as dificuldades começaram a surgir, aulas vagas, deficiência na aprendizagem dos estudantes, pois estes não conseguiam chegar até a escola, visto que as estradas não eram asfaltadas e não havia transporte regular para vir e voltar. Para trabalhar aqui era necessário mudar-se para a comunidade e nem todos poderiam ou estavam dispostos a tal sacrifício. Depois de alguns anos nesta situação, frisando que essa era a realidade de muitos municípios do interior da Bahia, o Governo do Estado da Bahia, implantou em 2010 a Modalidade de Ensino Inicialmente denominada Emcampo – Ensino Médio no Campo, com o objetivo de oferecer uma educação escolar especifica associada à produção da vida, do conhecimento e da cultura do campo e desenvolver ações coletivas com a comunidade escolar numa perspectiva de qualificar o processo de ensino e aprendizagem. Em 2011 lançou o Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica – EMITec, uma modalidade de ensino híbrido que tem como objetivo proporcionar o direito à educação a jovens e adultos e atender a três desafios da educação do estado: A extensão territorial, com 417 municípios; A falta de professores habilitados para atuar em todo o estado; A articulação do global com o local. O programa conta com atividades interdisciplinares que incorporam temas da atualidade e transversais; Uso de NTDIC como forma de inclusão social e digital; Desenvolvimento da autonomia dos estudantes; Modificação da forma de ensinar e aprender, de forma colaborativa. Contudo, temos percebido que nos últimos anos, ter o Emitec como única opção de ensino na comunidade, vem causando evasão e a saída de estudantes para outros locais e com isso causando transtornos familiares e da comunidade em geral. Em 2014 em parceria com o Governo Estadual, a BA 410, que perpassa nesta região fora asfaltada e com isso, houve mudanças significativas na comunidade e a questão da acessibilidade foi um dos fatores mais importantes. Atualmente, contamos também com uma grade de professores municipais, com graduações, especializações, mestrados que podem, se necessário, complementar o quadro de funcionários da escola. Diante do exposto, solicitamos o retorno da Modalidade Regular de Ensino Presencial. Convidamos estudantes, pais, responsáveis, profissionais da educação e demais integrantes da sociedade que prezam pela garantia do direito à educação pública de qualidade, à todos que são atendidos por esta instituição, a saber, Baixa Grande (Centro), Gravatá, Serragem, Comunidade de Lagoa, Varginha I, II e III, Lagoa D’Água, Boqueirão, Taboado, KM 08, Fazenda Coité, Aldeia, Rocinha, a participarem dessa petição e juntos reivindicarmos aos destinatários identificados acima o retorno do Ensino Médio Regular Presencial o mais urgente possível.
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