Copa das Federações de Beach Tennis 2024
Para: Confederação Brasileira de Tênis
Por meio desta carta nós, jogadores profissionais de beach tennis, manifestamos oposição à autorização de atletas estrangeiros a representarem estados brasileiros na Copa das Federações.
Acreditamos no trabalho que vem sendo realizado pela entidade e enfatizamos que, há anos, os jogadores se colocam à disposição e participam ativamente, quando consultados ou possibilitados, no sentido de auxiliar a Confederação a realizar um trabalho conjunto em via de mão dupla, atendendo aos interesses de todos aqueles que visam a melhoria do beach tennis brasileiro. Porém, nesse caso tão importante, não fomos consultados, e fica claro que o regulamento é amplo, vago e que não prevê situações como essa. Justamente, neste caso, o bom senso deve reger as decisões da entidade. Apesar de o regulamento ter sido aprovado na reunião do Conselho de Diretoria, não havia um representante da modalidade de Beach Tennis já que o representante da categoria de atletas é da modalidade Tenis em Cadeira de Rodas.
A Copa das Federações é um evento NACIONAL, e foi criada com o intuito de fomentar e fortalecer o esporte em todos os estados do Brasil. Sabemos que nosso país se tornou referência e muito atrativo comercialmente para os atletas internacionais. No âmbito do desenvolvimento mundial do beach tennis, o movimento atual é totalmente oposto, para que mantenhamos o esporte em crescimento em diversos países, já que nossas ambições não convergem com um esporte forte somente no Brasil. Não é razoável que atletas estrangeiros ocupem vagas de atletas brasileiros nos times ESTADUAIS, sendo que há muitos atletas nacionais qualificados para tal. Esses atletas sequer representaram os estados ou participam de atividades de desenvolvimento do esporte brasileiro, senão, em benefício próprio. E ainda assim, para os atletas estrangeiros residentes no Brasil, que estão presentes em academias/clubes privados, existe o Campeonato Brasileiro Interpoints de Beach Tennis, onde podem representar suas equipes. Porém, novamente, como o presidente Rafael Westrupp muito bem colocou na edição de 2023 “a Copa das Federações é, de fato, o principal evento de beach tennis nacional realizado em território brasileiro. […] vemos os atletas e treinadores engajados com as entidades estaduais”. Permitir que atletas brasileiros se sintam desvalorizados pelas próprias federações, as quais deveriam impulsioná-los e criar oportunidades de desenvolvimentos dos mesmos, é uma atitude que demonstra interesses em resultados imediatos, mas que ao longo prazo serão totalmente opostos ao intuito da competição.
Entendemos que atletas brasileiros de alta performance em nível internacional possuam agendas que os impossibilitam de participar do torneio. Todavia, há dezenas de atletas, inclusive com expressão no ranking mundial, que estão dispostos a representar seus estados. Muitos investem tempo, dinheiro e suor para receber essa oportunidade, já que a Copa das Federações trás visibilidade e experiência aos atletas que estão nesse momento da carreira. Além deles, outros em transição do juvenil para o profissional precisam dessa vivência para adquirir experiência.
Temos ciência de que o departamento jurídico avaliou o regulamento em questão e não encontrou uma irregularidade na causa, porém este tema vai muito além de um parecer técnico. Estamos certos de que a Confederação Brasileira de Tênis possui os mesmos valores e interesses em trabalhar para o crescimento contínuo do esporte e, portanto, agradecemos de antemão a revisão dessa decisão.
Cordialmente,
Jogadores profissionais do Brasil