Interesse de matéria de animação na grade no curriculo de Audiovisual da FAC
Para: Departamento de Audiovisual e Publicidade da FAC - UnB
A animação é uma parte fundamental do audiovisual, uma área em ascensão tanto em termos criativos quanto econômicos. No entanto, no curso de Audiovisual da Universidade de Brasília (UnB), a matéria de animação é oferecida apenas como disciplina optativa e, frequentemente, enfrenta problemas de oferta regular, sendo ministrada por professores convidados ou substitutos.
A inclusão da matéria de "Introdução à Animação" como disciplina obrigatória no currículo do curso de Audiovisual proporcionaria a estabilidade necessária para a formação de profissionais especializados e abriria a possibilidade para a contratação de uma professora efetiva de animação. Com isso, teríamos um corpo docente permanente que poderia estruturar uma base sólida no ensino de animação, fomentando o desenvolvimento de uma nova gama de projetos audiovisuais na UnB, incluindo animação para cinema, séries e até jogos.
Essa mudança impactaria não apenas os estudantes que desejam seguir carreira diretamente em animação, mas também aqueles focados em outras áreas do audiovisual, como roteiro, produção, edição, som e arte. Num projeto de animação, há vagas para todos esses papéis, e a formação integrada permitiria que os alunos desenvolvessem habilidades interdisciplinares, ampliando suas possibilidades profissionais. Ao adotar essa disciplina como obrigatória, estaríamos preparando nossos alunos para um mercado que cresce a cada dia e que exige profissionais qualificados em diversas áreas que compõem o processo de criação e produção de animações.
Essa inclusão fortalecerá o curso, a produção acadêmica e a indústria criativa em torno do audiovisual, colocando a FAC em posição de destaque no ensino de animação.
Hoje em dia já está em discussão a contratação de um profissional de animação para a FAC, mas alguns alunos demonstraram descontentamento com a inclusão dessa matéria como obrigatória. O baixo assinado tem o intuito de mostrar que tem alunos que gostariam sim dessa mudança para uma melhor formação generalista, incluindo animação dentro das habilidades aprendidas.