Contra a redução de professores módulos especialistas na rede municipal de São Paulo
Para: Comunidades escolares das escolas municipais de São Paulo
Nós, pais, professores, funcionários e demais membros das diversas comunidades escolares do município de São Paulo, viemos por meio deste abaixo-assinado expressar nosso repúdio à Instrução Normativa SME Nº 27, de 29 de agosto de 2024, que dispõe sobre o módulo de docentes das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, e denunciar os efeitos nefastos dessa medida para a qualidade do ensino em nossas escolas.
A presença de professores de diferentes especialidades se mostrou fundamental para a construção de uma educação verdadeiramente integral em nossas unidades. Esses profissionais são essenciais para o atendimento das necessidades dos alunos, tanto dentro como fora da sala de aula. Na ausência dos professores regentes, os módulos especialistas garantiram a continuidade e a qualidade dos conteúdos trabalhados, permitindo aos alunos uma mínima perda de aprendizado. Já na presença dos professores regentes, os módulos são indispensáveis para atender às diversas necessidades dos alunos, permitindo o acompanhamento e o suporte necessário àqueles que enfrentam mais dificuldades. Além disso, desempenham um papel crucial em outros momentos, colaborando na coordenação de passeios, promovendo projetos educativos e atividades de campo, etc.
Diante disso, denunciamos as consequências negativas já observadas devido à implementação dessa instrução:
- Fechamento de turmas integrais do Ensino Fundamental II no ano que vem devido à falta de funcionários;
-Perda de projetos do Mais Educação em diversas escolas, por ausência de professores disponíveis nesses horários;
-Déficit na cobertura de aulas em casos de ausências de docentes;
-Queda de qualidade na cobertura de aulas; perda da continuidade do conteúdo e perda geral no ensino de componentes curriculares;
-Falta de apoio docente qualificado durante as aulas para acompanhar alunos com dificuldades de aprendizagem e para a execução dos planos de ação;
-Perdas no processo de inclusão, uma vez que o módulo especialista auxilia no desenvolvimento especializado das habilidades necessárias em cada componente.
- Perdas gerais por falta de professores disponíveis
Diante desses desafios, exigimos a revisão imediata da instrução normativa citada. Tal tipo de medida prejudica a realização de uma formação ampla, diversificada e inclusiva. Não aceitaremos retrocessos que coloquem em risco o desenvolvimento pleno dos alunos e a missão das escolas de for mar cidadãos preparados para os desafios da vida e do mundo!