Pela revogação da demissão dos docentes da Faculdade Cesgranrio
Para: Discentes da Faculdade Cesgranrio e membros da sociedade civil em apoio
Rio de Janeiro, 09 de outubro de 2024.
À Direção da Faculdade Cesgranrio e à Direção da Fundação Cesgranrio,
Vimos por meio do presente documento, em nome do corpo discente dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Teatro da Faculdade Cesgranrio, manifestar nosso repúdio acerca do desligamento abrupto dos docentes:
Adriana Micarelli;
André Brilhante;
Eduardo Vaccari;
Rafael Romão;
Theotônio de Paiva.
Embora compreendamos que a natureza da instituição seja privada e, portanto, se trate de uma empresa, com as respectivas variáveis econômicas que regem suas tomadas de decisão, enquanto contratantes do serviço de ensino prestado, é perceptível o malefício causado ao corpo discente pela descontinuidade dos programas de ensino ministrados até então pelos educadores em questão.
É notável o vínculo e a admiração dos alunos da instituição pelos professores que vêm acompanhando seu processo de aprendizado desde seu ingresso na instituição. Em grande parte, é por causa da presença de tais educadores que os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Teatro recebem novos alunos a cada semestre: pela recomendação de seus atuais discentes a colegas que desejam ingressar no ensino superior com a garantia de um bom ensino. Esse ensino não é ofertado exclusivamente pela instituição, mas pelos docentes que compõem o corpo acadêmico, que, mesmo na ausência de recursos materiais que deveriam ser ofertados pela instituição, como salas de aula apropriadas em termos de espaço e conservação e equipamentos e materiais cênicos diversos, se dispuseram, inclusive além dos horários estipulados de trabalho, a contribuir com a boa formação dos alunos.
Repudiamos o modo repentino com que tal decisão foi tomada, no meio do semestre letivo, em período de provas avaliativas das respectivas disciplinas, e a completa falta de transparência da instituição para com os discentes, que não foram informados a respeito dos trâmites do processo de desligamento, bem como a respeito de quais ações seriam tomadas para assegurar o pleno desenvolvimento das disciplinas em que estão matriculados.
Observamos que o período de matrículas foi há meros dois meses e que a escolha da inscrição em determinadas disciplinas se deve não apenas a suas ementas, mas, também, a que professores as ministrariam. As diretamente afetadas pelo desligamento, sejam elas obrigatórias ou disciplinas optativas, foram organizadas especialmente por docentes com conhecimentos específicos, que levaram os alunos a decidir pela inscrição ou não nas disciplinas. Além disso, entre os demitidos, há o professor e coordenador Eduardo Vaccari, convidado pessoalmente pelo diretor Serpa para coordenar o Bacharelado em Teatro desde o início. Que garantia temos de que o novo coordenador terá a mesma qualificação para exercer a função? A decisão abrupta pelo desligamento no meio do semestre denota um alto grau de descaso da instituição para com seu corpo discente, negligenciando os esforços empenhados até então tanto pelos professores como pelos alunos, que, além de dispenderem de seu tempo e de recursos financeiros para comparecerem às aulas, pagaram por um serviço que, agora, é interrompido sem aviso prévio e sem garantias.
Como contratantes do serviço de ensino, demandamos que a decisão do desligamento dos discentes seja revogada, a fim de que, ao menos, as disciplinas possam seguir seu curso regular até o fim do semestre, quando o conteúdo programático terá sido concluído, conforme o calendário acadêmico, assegurando, assim, que os alunos finalizem os estudos nas disciplinas.
Reiteramos o nosso repúdio ao descaso com que os alunos e professores foram tratados com a decisão pelo desligamento imediato e nos recusamos a aceitar que outros professores os substituam na sequência do planejamento de aulas. Nos recusamos, também, a performar qualquer tipo de apresentação na Mostra de Exercícios Cênicos, enquanto a situação não for revertida.
Cordialmente,
Os discentes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Teatro da Faculdade Cesgranrio.