MANIFESTO DOS/AS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA PELA DEMOCRACIA E CONTRA O AVANÇO DA EXTREMA-DIREITA
Para: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA
No último dia 06 de outubro, renovamos o compromisso com a democracia em nosso país, através do voto livre e consciente. O resultado do pleito eleitoral, em João Pessoa, nos coloca diante do desafio de impedir que, no segundo turno das eleições, forças reacionárias e fascistas avancem em nossa cidade.
Nessa perspectiva, temos dois projetos políticos. De um lado, a candidatura de um médico, que esteve à frente do ministério da saúde quando o Brasil e o mundo viveram a terrível pandemia da Covid-19. Suas ações e suas omissões estão vinculadas a um governo que negou a ciência e tripudiou da dor e do sofrimento do povo brasileiro.
Por imperativos éticos e morais, um gestor público que contribuiu para uma realidade tão difícil e dolorosa para o nosso povo não pode e não deve ser escolhido prefeito da nossa cidade. Ademais, sua candidatura deve ser veementemente rechaçada por ser apoiada por grupos que defendem golpes de Estado, ataques às instituições democráticas, em particular à educação pública e aos/as professores/as.
A extrema direita avança em todo mundo, colocando em risco a democracia, seus princípios e valores. Assim sendo, nós, profissionais da educação da rede municipal de João Pessoa, que ora subscrevemos este documento, apesar das divergências políticas e ideológicas que se possa ter, seguimos juntos na mesma luta, contra o negacionismo científico, a violência política e o autoritarismo.
Do outro lado, temos a candidatura do atual prefeito de João Pessoa. Ao longo desses últimos anos, temos vivenciado uma mudança na rede municipal de ensino, e a atual gestão tem proporcionado um espaço de diálogo, respeitando as lutas históricas da categoria.
Assim, diante desse cenário político apresentado, nós, profissionais comprometidos/as com uma educação pública de qualidade e com a formação de seres humanos empáticos, fraternos, solidários, justos e democráticos, não podemos e não devemos deixar de assumir uma posição firme em defesa da democracia, que neste contexto, está representada pela continuidade da atual gestão municipal do prefeito Cícero Lucena.
Com essa convicção, conclamamos os/as colegas profissionais da educação como nós a nos acompanharem nesta caminhada, para barrar o avanço da extrema-direita. Que não nos faltem a força, a coragem e a determinação necessárias nessa jornada, para que possamos fazer um bom combate e construir um futuro de paz e democracia para nossa cidade.