Solicitamos uma ação urgente para arborização das ruas de Americana - SP
Para: Prefeito Municipal de Americana
Americana-SP tem se tornado uma cidade com cada vez menos árvores. E isso implica num ambiente urbano mais quente e com mais poluição. Além disso, há prejuízos estéticos, pois as árvores ambientam o espaço, além de ajudar a promover a saúde mental (PEREIRA, 2024).
Só para se ter ideia, o número de árvores erradicadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Americana praticamente dobrou na comparação entre 2021 e 2022. O aumento foi de 1.049 para 2.268, segundo dados da pasta (ALONSO, 2024).
É válido ressaltar que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o mínimo de 12 m² de área verde por habitante em áreas urbanas, mas o ideal é de 36 m² por pessoa, o que equivale a cerca de três árvores (GAZETA DO POVO, 2024).
A PETIÇÃO
Solicitamos urgentemente a implementação de uma política pública efetiva de plantio de árvores nativas adequadas ao calçamento urbano. Já passa da hora de termos uma solução real e vermos ações que realmente aconteçam, deixando a cidade mais verde.
Solicitamos a execução de um plano de plantio em todas as ruas da cidade, com árvores nativas adequadas ao calçamento público. A cidade já consta com um manual de arborização urbana (AMERICANA, 2024), agora é o momento de fazer acontecer!
QUAIS OS BENEFÍCIOS DE SE ARBORIZAR A ÁREA URBANA?
Melhoria da qualidade do ar: as árvores absorvem o dióxido de carbono (CO2) e diminuem a poluição do ar.
Reduzir a temperatura: é comprovado que as árvores conseguem reduzir a temperatura e aumentar a umidade.
Absorver ruídos: elas absorvem os ruídos, proporcionando um ambiente mais calmo.
Promovem o bem-estar: o contato com a natureza ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse, melhorando a saúde mental.
Valorizar imóveis: ruas arborizadas valorizam os imóveis.
Abrigam animais silvestres: servem de abrigo a diversos animais silvestres que vivem nas cidades, como pássaros.
Contribuem para o desenvolvimento social: as áreas verdes no ambiente urbano contribuem para o desenvolvimento social.
REFERÊNCIAS
ALONSO, Rodrigo. Número de árvores erradicadas dobra em Americana. O Liberal, 24 fev. 2023. Disponível em: https://liberal.com.br/cidades/americana/numero-de-arvores-erradicadas-dobra-em-americana-1914625/. Acesso em: 15 out. 2024.
AMERICANA. Manual de Arborização Urbana. Americana: Secretaria de Meio Ambiente, 2021. Disponível em: https://www.americana.sp.gov.br/download/meioAmbiente/D135-Manual_Arborizacao_Urbana.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.
GAZETA DO POVO. Uma árvore por habitante, a recomendação mínima da OMS para as cidades. Gazeta do Povo, 02 set. 2022. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/futuro-das-cidades/uma-arvore-por-habitante-a-recomendacao-minima-da-oms-para-as-cidades-622ch9afm4rimh3ol1w9j8ikn/. Acesso em: 15 out. 2024.
PEREIRA, Kelly Marianne Guimarães. Qual o impacto das árvores na nossa saúde? Mata Nativa, 05 dez. 2023. Disponível em: https://matanativa.com.br/qual-impacto-das-arvores-na-nossa-saude/. Acesso em: 15 out. 2024.