"A SAP é nossa!" Pela Reintegração do Prédio Histórico
Para: População de Balneário Piçarras e região
O movimento "A SAP é Nossa" tem como objetivo pressionar autoridades para que seja efetivada a posse definitiva do imóvel pela Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras. A propriedade foi doada pela diretoria da SAP em 3 de novembro de 2023, com a condição de que seja utilizada para abrigar o Centro Cultural Luiz Telles. Mas o local permanece ocupado pelo empreendimento particular Beach Bownling, que em 2 de fevereiro de 2024 entrou com um pedido de usucapião, alegando posse desde 2010.
Enquanto o município e a empresa não entram em um acordo, a Fundação Cultural continua operando em um espaço improvisado na Avenida Getúlio Vargas, 1113, com aluguel mensal de R$ 12.327,08, segundo o Portal da Transparência. A SAP foi fundada antes mesmo da criação do município, como uma organização da sociedade civil que atuou pela emancipação de Piçarras. Foi palco de eventos sociais e culturais que a tornaram a principal referência para as artes e o entretenimento até meados da década de 1990, quando as atividades foram encerradas e o espaço passou a ser alugado. Desde então, eventos icônicos como os festivais de teatro e música passaram a ser realizados em espaços improvisados.
A estruturação do Centro Cultural Luiz Telles nesse prédio histórico para a cidade, próprio e adaptado para atender à crescente demanda dos artistas locais e população é a principal reivindicação da comissão "A SAP é Nossa".
A presença da comunidade é considerada essencial para sensibilizar as autoridades e acelerar a resolução do impasse judicia. CONTAMOS COM A SUA ASSINATURA!