Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Exigência de retratação sobre declarações feitas em entrevista sobre professores ACTs

Para: Secretaria de Educação de Santa Catarina; Estado de Santa Catarina

À Secretaria de Educação de Santa Catarina
Ao Secretário de Educação,

Nós, abaixo-assinados, manifestamos nosso repúdio à declaração proferida por Vossa Excelência em entrevista veiculada no jornal NSC Notícias, no dia 7 de novembro de 2024, na qual os professores contratados em caráter temporário (ACTs) foram classificados como "improdutivos". Consideramos essa afirmação desrespeitosa e desproporcional ao valor e ao trabalho desses profissionais, que são essenciais para a qualidade do ensino no estado.

Os professores ACTs - que somam um percentual de, em média, 70% e, portanto, correspondem à maior parte dos professores em sala de aula - desempenham um papel fundamental na educação pública, muitas vezes enfrentando adversidades, contratos de curta duração e turmas desafiadoras. A dedicação desses profissionais contribui diretamente para o desenvolvimento de nossos alunos e para a manutenção do sistema educacional em Santa Catarina.

Diante disso, reivindicamos:

Retratação Pública:
- Solicitamos que Vossa Excelência se retrate publicamente, corrigindo a declaração feita e reconhecendo o valor e a dedicação dos professores ACTs.
Esclarecimentos Públicos:
- Solicitamos a explicação do sentido e dos critérios adotados para a classificação de "improdutivos" atribuída aos professores ACTs.
- Solicitamos a indicação de quaisquer dados ou estudos que justifiquem tal afirmação, principalmente no que se refere ao desempenho educacional dos ACTs e sua contribuição ao sistema educacional.
- E solicitamos o esclarecimento sobre as medidas que a Secretaria de Educação pretende adotar para garantir o respeito, a valorização e a melhoria das condições de trabalho dos professores ACTs.
Além disso, ressaltamos a importância de um posicionamento claro e respeitoso da Secretaria de Educação, reafirmando o compromisso com a valorização de todos os profissionais da educação, sem distinções injustas que afetem a motivação e a confiança desses educadores.

Confiando que a Secretaria de Educação tomará as providências cabíveis, para corrigir esta situação e reforçar o compromisso com uma educação pública inclusiva e respeitosa para todos.

Movimento ACT em Luta.




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 08 novembro 2024
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
418 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar