Petição de melhorias estruturais e administrativas
Para: Alunos do Curso de Bacharelado em Fisioterapia da UNIFIP
Nós, abaixo-assinados, alunos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Patos - UNIFIP, localizado à Rua Horácio Nóbrega, Nº S/N , Belo Horizonte, Patos - PB CEP 58704-440, viemos por meio deste documento solicitar providências imediatas e de caráter prioritário para atender a seguintes reivindicações:
1. Criação de uma Sala de Descanso e Estudo
Reivindicamos a criação de uma sala de descanso e estudo para os alunos de Fisioterapia, semelhante aos espaços já existentes para o curso de Medicina, como os GTs e a Sala Verde. Apesar de o curso de Fisioterapia não ser oficialmente em período integral, muitos de nós estamos envolvidos em atividades e ações curriculares e extracurriculares desde o início do curso que demandam nossa presença tanto no turno diurno quanto no vespertino.
Justificativas:
Local de Origem: A grande maioria dos estudantes de Fisioterapia é oriunda de outras localidades, e o deslocamento constante entre os períodos torna-se exaustivo e inviável.
Necessidade de Descanso: Ter um espaço para descansar entre as atividades ajudaria a recuperar a energia, beneficiando nosso desempenho acadêmico e contribuindo para a nossa saúde física e mental.
Ambiente para Estudo em Grupo: A sala possibilitaria estudos em grupo em um ambiente apropriado para discussões acadêmicas. Atualmente, embora a biblioteca ofereça cabines para estudos em grupo, estas não possuem isolamento acústico adequado nem estrutura de quadros para discussões, limitando o aprofundamento dos assuntos.
2. Revisão do Calendário Acadêmico e Distribuição das Avaliações
Solicitamos uma revisão do modelo de calendário acadêmico, especificamente no que se refere à distribuição das datas das avaliações. A concentração de provas em uma única semana (popularmente chamada de “semana de prova”) sobrecarrega os estudantes fisicamente, mentalmente e psicologicamente, especialmente aqueles que também trabalham para custear suas despesas educacionais.
Justificativas:
Excesso de Conteúdo e Curto Prazo: O segundo e o terceiro estágios, devido ao conteúdo extenso e ao tempo reduzido para estudo, tornam-se extremamente difíceis de cumprir.
Impacto na Saúde e Desempenho Acadêmico: A concentração das provas em uma única semana exige dos alunos horas extenuantes de estudo, muitas vezes virando noites e comprometendo sua saúde e desempenho.
Proposta de Melhor Distribuição: Sugerimos a diluição das avaliações como em duas semanas ao invés de uma, de forma a permitir uma carga de estudo mais equilibrada e acessível, promovendo um aprendizado mais eficaz e menos prejudicial à saúde dos estudantes.
Solicitamos uma resposta oficial da instituição e comprometimento com a análise e atendimento dessas reivindicações, com o intuito de proporcionar um ambiente acadêmico que seja tanto exigente quanto acolhedor e respeitoso com a realidade de seus alunos.