VIDA ALÉM DO TRABALHO - PARANÁ
Para: Assembléia Legislativa do Paraná, Câmara de Vereadores dos Municípios do Paraná, Federação das Indústrias do Paraná, Associações Comerciais, Industriais, Serviços e Rurais do Paraná, Cooperativas de Trabalhadores do Paraná, Sindicatos de Trabalhadores do Paraná e Partidos Políticos do Paraná.
Para: Assembleia Legislativa do Paraná, Câmara de Vereadores dos Municípios do Paraná, Federação das Indústrias do Paraná, Associações Comerciais, Industriais, Serviços e Rurais do Paraná, Cooperativas de Trabalhadores do Paraná, Sindicatos de Trabalhadores do Paraná e Partidos Políticos do Paraná.
Aos cuidados dos Presidentes, Diretores e Dirigentes das organizações acima listadas.
Nós, cidadãs e cidadãos, pais, mães e filhos, moradores e amigos do Paraná estamos preocupados com as condições de trabalho no Brasil, tomamos conhecimento do andamento de uma proposta de emenda constitucional (PEC) que tramita na câmara dos deputados e deve seguir para votação em breve.
Pelos motivos acima, elaboramos e estamos oferecendo este abaixo-assinado para apreciação, manifestação e assinatura da sociedade paranaense e através de uma consulta expressiva, e por fim queremos solicitar à essas instituições:
- promover debates;
- realizar estudos médico e psico-sociais;
- elaborar análises econômicas;
- realizar consultas públicas;
- consultar especialistas e/ou promover a reunião e análise de especialistas;
- elaborar propostas e emendas ao projeto;
- procurar e discutir com seus pares;
- reunir com sindicatos, ministros e políticos;
- realizar referendos;
- promover outras formas de discussão coma participação democrática da sociedade.
A adesão das pessoas aqui a este abaixo-assinado tem o objetivo de solicitar o apoio, envolvimento, discussão do referido tema - REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO - a fim de levar ao conhecimento do governo brasileiro, senadores e deputados federais a opinião de nossa sociedade, conduzir estudos médicos e psico-sociais, análises econômicas, da opinião pública e outras análises que possam ajudar a indicar a melhor atualização desta jornada e assim encaminhar os votos necessários a aprovação da referida PEC.
Juntamente, expressamos nossa insatisfação com a atual situação dos trabalhadores brasileiros e solicitamos a revisão na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) com o objetivo de proporcionar uma vida além do trabalho, como preconizado pelo Movimento VAT (Vida Além do Trabalho).
É de conhecimento comum que jornadas de trabalho excessivas, aqui nos referimos a escala de trabalho 6x1 e excesso de horas extras, são causas de exaustão física e mental dos trabalhadores. Cargas horárias abusivas resultam negativamente a qualidade de vida dos empregados, comprometendo sua saúde, bem-estar, capacidade e tempo de formação, capacitação e também a qualidade das relações familiares e sociais (reuniões escolares, conselhos municipais, conselhos de bairro, ...). Tudo isso afeta o modo como nos relacionamos com a sociedade e no desenvolvimento de uma sociedade melhor.
É imperativo que sejamos capazes de debater estratégias para melhorar as condições de trabalho dos brasileiros. O Movimento VAT, que ganhou destaque e repercussão nacional nas mídias sociais, teve sua origem no grito de socorro de um vídeo publicado pelo influenciador Ricardo Azevedo. Aqui neste abaixo-assinado, eu, FERNANDO AZEVEDO, abraço essa idéia e esse grito que está ecoando em todo o país, ressoando nos corações daqueles que se solidarizam com a situação dos trabalhadores brasileiros.
Não podemos ignorar que, em um mundo cada vez mais conectado e com avanços tecnológicos, devemos reavaliar as práticas de trabalho que afetam a saúde e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Trabalhadores saudáveis e satisfeitos são mais produtivos e contribuem para o desenvolvimento sustentável do país.
O Movimento VAT pede:
Revisão da escala de trabalho 6x1 e a implementação de alternativas que promovam uma jornada de trabalho mais equilibrada, permitindo que os trabalhadores desfrutem de tempo para suas vidas pessoais e familiares.
Debate público aberto e transparente, envolvendo representantes dos trabalhadores, empregadores e especialistas em direitos laborais, para encontrar soluções viáveis e justas que melhorem as condições de trabalho no Brasil.
Criação de políticas de proteção ao trabalhador que incluam o direito a férias regulares, licença parental, limitação de horas extras, entre outras medidas que promovam a saúde física e mental dos empregados.
Fiscalização rigorosa para garantir o cumprimento das novas regulamentações trabalhistas e a punição de empresas que desrespeitarem os direitos dos trabalhadores.
Os signatários deste abaixo-assinado acreditam que é possível alcançar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal no Brasil. Esperamos que nossas preocupações sejam levadas a sério e que medidas concretas sejam adotadas para criar um ambiente de trabalho mais humano e justo.
Pedimos que Vossas Excelências considerem nossos apelos e trabalhem em prol do bem-estar dos trabalhadores brasileiros. Acreditamos que juntos podemos construir um futuro em que a vida vá além do trabalho.
Atenciosamente,
FERNANDO AZEVEDO
@fernandosanguelaranja
@fernando.azevedo
|
Já Assinaram
34
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.
|