Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para Moralização da Política Brasileira

Para: pec para o senado federal de Brasília

Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para Moralização da Política Brasileira

Solicitamos a inclusão de uma PEC na Constituição Federal que estabeleça as seguintes mudanças no sistema político:

1. **Jornada de Trabalho**: Políticos e autoridades de cargos de poder devem cumprir escala de trabalho 6x1, alinhada ao regime da maioria dos trabalhadores brasileiros, com controle de frequência e resultados.

2. **Redução Salarial e de Privilégios**: Diminuição de 90% nos salários e benefícios dos políticos e altos cargos, limitando despesas públicas e promovendo equidade entre representantes e representados.

3. **Exigência de Ficha Limpa**: Apenas cidadãos com ficha limpa, sem condenações judiciais, poderão ocupar cargos eletivos ou de confiança, garantindo ética e transparência.

exemplos que deram certo:
4. **Boas Práticas Internacionais**:
- **Nova Zelândia**: Salários de políticos limitados à média dos trabalhadores.
- **Suécia**: Redução drástica de privilégios, como carros oficiais e regalias.
- **Islândia**: Participação popular direta na elaboração de políticas públicas.

Essa proposta visa combater privilégios, ampliar a responsabilidade e fomentar um governo mais justo e eficiente.


Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para Ética e Moralização Política

Com base nos princípios constitucionais e legislações vigentes, propomos uma PEC que promova maior transparência, eficiência e equidade na gestão política e administrativa do Brasil.

### Fundamentação Legal
1. **Princípios Constitucionais**:
- **Art. 1º, Parágrafo Único** da Constituição Federal (CF): "Todo o poder emana do povo".
- **Art. 37, caput, CF**: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência na administração pública.

2. **Redução Salarial e de Privilégios**:
- **Art. 39, §4º, CF**: Políticos devem ter remuneração compatível com a realidade nacional, priorizando o interesse público.
- **Art. 169, CF**: Controle rigoroso de gastos com pessoal no setor público.

3. **Exigência de Ficha Limpa**:
- **Lei Complementar nº 135/2010 (Lei da Ficha Limpa)**: Ampliar a vedação de cargos públicos a condenados em segunda instância por improbidade administrativa ou corrupção.

4. **Jornada 6x1 e Participação Popular**:
- **Art. 7º, XIII, CF**: Regulação da jornada, aplicando critérios similares aos trabalhadores comuns.
- **Art. 14, CF**: Instrumentos de participação popular (plebiscitos e referendos) para validação de mudanças estruturais.

### Proposta
1. **Escala de Trabalho**: Jornada 6x1 para cargos públicos eletivos e comissionados, com fiscalização e metas objetivas.
2. **Redução de Benefícios**: Limitação de salários e corte de 90% das regalias, com base no teto do funcionalismo (Art. 37, XI, CF).
3. **Critérios Éticos**: Ampliação das sanções da Lei da Ficha Limpa para barrar candidatos com histórico de corrupção.
4. **Incorporação de Modelos Internacionais**: Referências como o controle orçamentário da **Suécia** e austeridade fiscal da **Nova Zelândia**.

Essa PEC visa fortalecer a democracia e alinhar os interesses do poder público às necessidades reais da população.
Já Assinaram
1 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 02 dezembro 2024
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar

Não à usina de Usina de Belo Monte!
Pena máxima pela morte do Yorkshire
Contra o aumento nos salários
Sancionar Ato Médico