Pela permanência do programa CANTOS DO SUL DA TERRA
Para: Ao Diretor do Departamento de Radiodifusão e Audiovisual da SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO Com vistas ao Sr. Secretário de Comunicação, Luiz Carlos Caio Tomazelli Com cópia à Casa Civil, para a conhecimento do Sr. Governador do Estado do Rio Grande do Sul
Prezados Senhores,
Na condição de representantes dos funcionários do Quadro Especial da Secom (TVE e FM Cultura), esses Sindicatos vêm solicitar que seja reconsiderada a decisão constante no processo administrativo n° 21/0811-0000719-9, que indeferiu a solicitação de prorrogação da cedência de Demétrio de Freitas Xavier, oriundo do Tribunal de Justiça do Estado para o exercício de suas funções junto ao Departamento de Radiodifusão e Audiovisual, da Secretaria de Comunicação.
Justificamos nossa solicitação tendo em vista que Demétrio foi o idealizador e, atualmente, é o produtor e apresentador do programa CANTOS DO SUL DA TERRA, exibido na TVE e FM Cultura. Programa este que tem o conceito de um espaço de compartilhamento e reflexão sobre as culturas e identidades regionais do Sul da América Latina de forma integrada, trazendo lado a lado manifestações literárias e musicais em português e espanhol e tem o reconhecimento dos ouvintes e telespectadores da classe artística e cultural do nosso Estado.
Buscando o que há de comum e de mais expressivo nessa diversidade, o programa trata a região como um só espaço, borrando fronteiras não apenas geográficas, mas linguísticas e estéticas. Cantos do Sul da Terra aproxima e harmoniza discursos que costumam ser tratados como distantes e até antagônicos: cultura popular e formal; mundo hispânico e luso-americano; tradições orais e literárias; erudito e popular; tradicional e contemporâneo.
O programa de rádio entrou no ar em 2011 e permaneceu até 2018; depois, o produtor e apresentador atuou como voluntário, em formato semanal, de 2020 a 2022. Finalmente, Cantos do Sul da Terra retornou ao seu espaço diário e ao vivo e o conceito ganhou o reforço da versão televisiva, semanal e gravada.
Com um eixo central na chamada cultura crioula e o “coração olhando o Sul”, o programa incorpora contribuições planetárias e de diversas áreas de conhecimento, aliando a apurada curadoria musical à leitura de passagens literárias - muitas vezes traduzidas pelo apresentador - e à realização de entrevistas, nos momentos diários que levam o nome de Cevadas de Palavra.
Por isso da importância da continuidade do programa nas grades de programação da TVE e FM Cultura.
.
|
Já Assinaram
1.618
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.
|