Acesso à saúde: Saúde pública e disponibilização de serviços
Para: Excelentíssimo Sr. Prefeito da cidade de São Paulo
Nós, estudantes de CSM, vimos por meio dessa petição solicitar ao senhor que desse mais atenção ao sistema de saúde de São Paulo, que é um assunto bem delicado e que necessita de uma vigilância melhor. Estamos aqui para expor o que julgamos mais crítico e sugerir jeitos para melhorar isso, considerando que o acesso à saúde na cidade muitas vezes fica sobrecarregado.
Grande parte da população local é dependente do SUS, por não terem condições de pagar um sistema privado. Esta petição reivindica a melhora do sistema único de saúde no município, pois há vários problemas a serem resolvidos e que afetam várias pessoas. Muitas vezes, por conta da má distribuição de profissionais, acabam sendo geradas muitas filas de espera, tanto para atendimento quanto para a realização de exames, podendo resultar no agravamento da doença ou até em morte. Alguns projetos de lei obrigam o Sistema Único de Saúde (SUS) a não permitir que a demora seja tão longa, garantindo a realização em até 15 dias de consultas agendadas pelo usuário com profissionais de saúde. Outro problemas grave é a falta de recursos e mãos de obra, pela falta de investimento nesse serviço público, que pode dificultar na realização de um tratamento ou na detecção de problemas.
Obviamente, muitos usuários do SUS acabam não tendo seus direitos cumpridos. De acordo com o Artigo 196," é dever do Estado que, mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos, todos devem ter acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação". Com problemas como os que citei, mais os diversos que existem, não há como este direito ser cumprido, com tantas pessoas na fila de espera, sem diagnóstico, e até os que estão recebendo tratamento, porém não qualificado.
Em todo o país há problemas nos serviços de saúde e, diante dos problemas expostos, reivindicamos que em São Paulo o senhor tenha um cuidado especial com o atendimento básico, disponibilizando postos de saúde de qualidade para qualquer pessoa. Com mais postos de saúde, pessoas com problemas de saúde mais leves e dependentes do SUS têm um melhor acesso ao sistema de saúde, reduzindo filas de espera.
Outro tema primordial que pode ser solucionado com uma maior disponibilização de postos de saúde é a distribuição de vacinas, já que isso contribui para a prevenção de doenças e, consequentemente, para uma menor necessidade de atendimentos. A saúde é um direito de todos, porém é difícil de ser cumprido e exige um bom investimento para que, aos poucos, pelo menos na cidade seja possível disponibilizar desde serviços básicos até os mais complexos.
Agradecemos a compreensão e pedimos apoio aos assinantes e ao poder público.