Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Comissão Popular TODOS PELO ACESSO: Impactados pelas Obras da Terceira Pista do Aeroporto de São José dos Pinhais na Luta Pelo Direito de Morar Dignamente!

Para: Empresa CCR, Prefeitura e Secretarias de São José dos Pinhais, Câmara dos Vereadores de São José dos Pinhais, Supremo Tribunal Federal, Ministério Público, Câmara dos Deputados, Governo do Estado do Paraná, INFRAERO, Governo Federal

A Comissão Todos Pelo Acesso, representando e composta por moradores e comerciantes dos bairros Suíça, Nova Costeira, Rio Pequeno, Quississana, Jardim Apolo, Jardim Atômico, Riacho Doce, Jurema, Fátima, Antares e Krichak, vem, por meio deste, manifestar sua oposição ao fechamento da Rua Constante Moro Sobrinho, em razão das obras da terceira pista do Aeroporto Afonso Pena, promovidas pela empresa CCR. O fechamento da referida via resultará em prejuízos significativos à mobilidade urbana e à qualidade de vida da comunidade, afetando diretamente a rotina de milhares de pessoas que dependem dessa via para acessar serviços essenciais e locais de trabalho.

Com o início das obras, prevê-se a desvalorização dos imóveis nos bairros próximos à nova pista, configurando uma injustiça para os moradores e famílias que, há mais de 30 anos, construíram suas residências e estabeleceram vínculos sociais na região. Além disso, o serviço de transporte público para a região do São Francisco, Jurema e toda a área rural de São José dos Pinhais, já deficitário, será ainda mais prejudicado, visto que a frequência das linhas é limitada a um ônibus por hora, e os usuários pagam passagens adicionais para acessar outras regiões da cidade ou a capital. Outro ponto crítico é o despejo de 11 famílias do bairro Nova Costeira, que não receberão indenização e ainda não foi apresentada alternativa de moradia por parte da empresa ou da prefeitura e, até o momento, mais outros 70 imóveis estão previstos no projeto para sofrer desapropriação/desocupação.

Ademais, a previsão de aumento do trânsito e tráfego de veículos na região, tanto durante quanto após a conclusão das obras, agravará ainda mais a situação, prejudicando o acesso a escolas, postos de saúde, hospitais, centros religiosos, comércios, fornecedores e locais de trabalho. A circulação de vans escolares, ambulâncias, viaturas policiais e caminhões de bombeiros também será impactada, comprometendo a segurança e a eficiência no atendimento de emergências. Caso esses problemas não sejam resolvidos, terão impactos diretos na vida e no acesso à cidadania e bem-estar da população, além de prejudicar o fluxo geral da cidade.

1º Protocolo de Solicitações da Comunidade, considerando as contrapartidas apresentadas pela CCR e os apontamentos feitos pela Comissão de Moradores:

Contrapartidas - Sistema Viário

1. Perimetral Norte

Projeto e implantação da Perimetral Norte à nova PDD, contemplando a revitalização da Rua Angelina M. Senegaglia em toda a sua extensão, implantação de nova via interligando a Rua Angelina M. Senegaglia à Rua João Melanski Filho (contrapartida), e revitalização da Rua João Melanski Filho em toda sua extensão. A implantação e revitalização da Perimetral Norte deverá contemplar a pista de rolamento em CBUQ com no mínimo 7,00 metros de largura, calçadas acessíveis, sinalização vertical e horizontal e arborização. (Obra: Estado do Paraná)

Contempla a desapropriação de todo o trecho L1 (cerca de 19.208,00 m²). Este trecho visa substituir a diretriz viária da Perimetral Norte que existe atualmente na Lei 152/2022 e precisará ser suprimida.

2. Diretriz Viária QSS

Projeto e implantação da Diretriz Viária QSS, interligando a Rua Silvio Pinto Ribeiro ao viaduto sobre a BR-116, provendo uma saída alternativa para a área rural do município, aliviando o fluxo de veículos no entroncamento da Rua Silvio Pinto Ribeiro com a Rua Doutor Murici. A nova via deverá contemplar pavimentação definitiva, drenagem, meio-fio, sinalização viária horizontal e vertical, arborização e urbanização/paisagismo, com calçadas e acessibilidade. (Desapropriações/Obra: Estado do Paraná)

3. Diretriz Viária RIO

Projeto e implantação da Diretriz Viária RIO, interligando a Rua Silvio Pinto Ribeiro a partir da Rua Constante Moro Sobrinho à Rua João Oltman, prevendo alça de acesso para os veículos provenientes da Rua Constante Moro Sobrinho a partir da via marginal da rodovia. A nova via deverá contemplar pavimentação definitiva, drenagem, meio-fio, sinalização viária horizontal e vertical, arborização e urbanização/paisagismo, com calçadas e acessibilidade. (Desapropriações/Obra: Estado do Paraná)
A Prefeitura de São José dos Pinhais já está em processo de desapropriação de parte da área, com Decreto de Utilidade Pública. Necessário desapropriar o "triângulo remanescente" para ajuste do fluxo viário oriundo da BR-116.

4. Alameda Arpo / Rua Doutor Murici

Reestruturação da Alameda Arpo em toda a sua extensão e da Rua Doutor Murici até o entroncamento com a Rua Silvio Pinto Ribeiro, contemplando a ampliação da pista de rolamento com quatro faixas, drenagem, ciclovia, calçadas acessíveis e sinalização viária horizontal e vertical. (Obra: Estado do Paraná)
Nesta obra, considera-se nos custos a reciclagem da pavimentação existente.

5. Rotatória Rua Rubens Huergo

Projeto e implantação de uma rotatória no entroncamento da Alameda Arpo com as Ruas Pedro Vidolin e Rubens Huergo. (Desapropriações/Obra: Estado do Paraná)

6. Trincheira Rua Doutor Murici

Ampliação e estruturação da trincheira da Rua Doutor Murici sob a BR-116, considerando a passagem de no mínimo duas faixas de rolamento em cada um dos sentidos, ciclovia e calçadas, além de dispositivos do tipo rotatória para organizar o tráfego no cruzamento com as marginais da rodovia. Alternativamente, o estudo de engenharia pode prever como mais viável a execução de uma segunda trincheira sob a BR-116, a fim de ampliar a capacidade de tráfego e minimizar os impactos na região. (Desapropriações/Obra: Estado do Paraná)
Esta contrapartida necessita de um estudo mais específico, tendo em vista a complexidade viária da região e a possibilidade de mais de uma solução (ampliação da trincheira ou construção de uma nova). Dessa forma, os custos apresentados tendem a ter uma maior variação.

7. Nova via de ligação da Rua Silvio Pinto Ribeiro à Rotatória da Rua João Zarpelon

Projeto e implantação de uma nova via interligando a Rua Silvio Pinto Ribeiro, passando pelos fundos do 17º Batalhão da Polícia Militar e do CAIC Professora Etelvina de Oliveira Brito, passando pela Rua Promotor Fernando Pradi, com ajuste na geometria da Rua João Palma Moreira até conectar diretamente à rotatória da Alameda Arpo. Ainda, esta nova via deve conectar-se à Rua Doutor Murici através da área utilizada atualmente como estacionamento do CAIC (L9). Por fim, a nova via deverá contemplar pavimentação definitiva, drenagem, meio-fio, sinalização viária horizontal e vertical, arborização e urbanização/paisagismo, com calçadas e acessibilidade. (Desapropriações/Obra: Estado do Paraná)

8. Rotatória Rua João Zarpelon

Projeto e execução da ampliação da rotatória na intersecção da Rua João Zarpelon com a Alameda Arpo, a fim de acomodar o esperado crescimento no volume de veículos na região e também os oriundos da nova conexão com a Rua João Palma Moreira. (Obra: Estado do Paraná)

9. Perimetral Sul

Implantação da Perimetral Sul à nova PDD, contemplando a ampliação e revitalização da Rua Laurentina de Jesus Camilo Moreira, conexão desta com a Rua David Nascimento, com a implantação da Diretriz Viária COS (com traçado ajustado), revitalização da Rua David Nascimento e interligação desta com a Rua Carlito Dissenha. A implantação e revitalização da Perimetral Sul deverá contemplar a pista de rolamento em CBUQ com no mínimo 7,00 metros de largura, calçadas acessíveis, sinalização vertical e horizontal e arborização. (Desapropriações: Estado do Paraná & CCR / Obra: Estado do Paraná)
Nesta obra, consideramos que a área da Quadra A do Loteamento Costeirinha será totalmente desapropriada pela CCR, conforme apresentado no EIV, e repassada ao município sem ônus. Com isso, o valor dessa área não está nos custos de desapropriação.

10. Jardim Suíça/Quississana

Implantação da ligação viária entre os loteamentos Jardim Suíça e Vila Quississana, com a estruturação da Rua José João Bowoniuk (L12) e a revitalização da Rua Rosa Maranho Bobato (L13) em toda a sua extensão. Essa nova via de ligação deverá contemplar pavimentação definitiva, drenagem, meio-fio, sinalização viária horizontal e vertical, arborização, ciclovia e urbanização/paisagismo, com calçadas e acessibilidade. Reestruturação do entroncamento entre a Rua José João Bowoniuk com a Rua Rosa Maranho Bobato (P4). (Desapropriações/Obra: Estado do Paraná)
A pavimentação da Rua José João Bowoniuk está em execução pela Secretaria de Obras do Município. Ficando pendente o ajuste da interseção dessa via com a Rua Rosa Maranho Bobato, que necessita de desapropriação.

11. Ajuste viário da Rua Silvio Pinto Ribeiro

Desapropriação, projeto e execução do ajuste viário da Rua Silvio Pinto Ribeiro na cabeceira da 3ª PPD, em função do projeto elaborado pela CCR. (Desapropriações/Obra: CCR)
Entendemos que essa obra deve ser responsabilidade da CCR, por tratar-se de um ajuste viário em função do projeto da CCR. Os custos de desapropriação já estão na lista de desapropriações apresentada no EIV.

12. Rua Silvio Pinto Ribeiro

Projeto e execução da reestruturação da Rua Silvio Pinto Ribeiro a partir da Rua Arminda Farias Woronowicz até o entroncamento com a Rua Constante Moro Sobrinho, contemplando pavimentação definitiva, drenagem, ciclovia, calçadas acessíveis e sinalização viária horizontal e vertical. (Obra: Estado do Paraná)

13. Tavares de Lyra

Projeto e execução da reestruturação da Rua Tavares de Lyra a partir da Rua Valdemiro Valaski até o entroncamento com a Avenida Rui Barbosa, contemplando pavimentação definitiva, drenagem, ciclovia, calçadas acessíveis e sinalização viária horizontal e vertical.

14. Diretriz Viária RIO

Projeto e implantação da Diretriz Viária RIO, interligando a Rua Tavares de Lyra à Rua Walfrido Costa, contemplando pavimentação definitiva da pista de rolamento com quatro faixas, drenagem, ciclovia, calçadas acessíveis e sinalização viária horizontal e vertical. (Obra: Estado do Paraná)

15. Sinalização (P3)

Aquisição e instalação de conjunto semafórico no entroncamento da Rua Preciliano Fernandes e Rua Silvio Pinto Ribeiro. (Obra: Estado do Paraná)

16. Rua João Zarpelon/Alameda Bom Pastor

Projeto e execução da reestruturação da Rua João Zarpelon, Rua Manoel Pires Pereira e Alameda Bom Pastor, no trecho desde a Alameda Arpo até o entroncamento com a BR-376, contemplando a ampliação e pavimentação da pista de rolamento com quatro faixas, drenagem, ciclovia, calçadas acessíveis e sinalização viária horizontal e vertical. (Obra: Estado do Paraná)

17. Eixo Leste-Oeste

Projeto e implantação de parte do Eixo Leste-Oeste (conhecida popularmente como Rua do Moranguinho), entre as Ruas Onofre Holthman e Rua Constante Moro Sobrinho, na área de propriedade da União/ex-RFFSA, contemplando a ampliação e pavimentação da pista de rolamento com quatro faixas, drenagem, ciclovia, calçadas acessíveis e sinalização viária horizontal e vertical. (Obra: Estado do Paraná)
Foi apresentada carta proposta para o Novo PAC solicitando recursos para o projeto de toda a extensão do Eixo Leste-Oeste. Contudo, não fomos contemplados. A Secretaria de Obras também está buscando recursos para este estudo. Nesta obra aqui proposta, consideramos apenas uma versão simplificada da via, que futuramente poderá ser ampliada com a implantação completa do Eixo Leste-Oeste. Por fim, é importante ressaltar que a área é da União, e o município tem a cessão de parte do trecho aqui proposto, necessitando a cessão do restante por parte da União (pedido já formalizado pelo município).

18. Marginais Contorno/BR-116

Implantação das vias marginais dos dois lados da BR-116, onde não existir, desde o entroncamento com a BR-277 até o entroncamento com a BR-376, contemplando pavimentação, calçadas acessíveis e sinalização viária horizontal e vertical. (Obra: Estado do Paraná)
São cerca de 13 km de vias marginais a serem implantadas entre a BR-277 e BR-376, nos dois sentidos da BR-116. A concessão da rodovia para Arteris Autopista Litoral Sul iniciou em 2007, e não há previsão contratual para implantação destas marginais. Importante ressaltar que já há discussão para aditivo do contrato junto à ANTT e o Ministério dos Transportes por mais 15 anos (2033-2048).

19. Fiscal Machado

Projeto e execução da reestruturação da Rua Fiscal Machado em toda sua extensão, contemplando a ampliação da pista de rolamento com quatro faixas, drenagem, ciclovia, calçadas acessíveis e sinalização viária horizontal e vertical. (Obra: Estado do Paraná)
20. Avenida dos Pinheiros

Projeto contemplando drenagem, ciclovia, calçadas acessíveis, arborização e sinalização viária horizontal e vertical. (Obra: Estado do Paraná)

21. Pedro Valaski

Projeto e execução da reestruturação da Rua Pedro Valaski em toda sua extensão, contemplando a ampliação da pista de rolamento com quatro faixas, drenagem, ciclovia, calçadas acessíveis e sinalização viária horizontal e vertical. (Obra: Estado do Paraná)

22. Rua dos Eucaliptos

Projeto da reestruturação da Rua dos Eucaliptos em toda sua extensão, contemplando a pavimentação, drenagem, calçadas acessíveis e sinalização viária horizontal e vertical. (Obra: Estado do Paraná)

23. R. Prof. Maria Isabel Zen Zagonel

Recuo de 3 metros da cerca do Aeroporto na R. Prof. Maria Isabel Zen Zagonel. (Obra: CCR)

Contrapartidas - Educação, Lazer e Saúde

Equipamento Público Estadual: Construção de um colégio estadual na região do Quississana/Jardim Suíça. (Obra: Estado do Paraná)

Equipamento Público Municipal: Projeto e execução de uma nova escola municipal, em terreno de propriedade do município, com 10 salas de aula, sala de professores, área administrativa, copa, cozinha, pátio coberto e demais dependências necessárias para o funcionamento da unidade educacional, com uma área construída total de aproximadamente 1.600,00 m². (Obra: Estado do Paraná)

Equipamento Público Municipal: Projeto e execução de uma creche, em terreno de propriedade do município, na região do Jardim Suíça.

Equipamento Público Municipal: Projeto e execução de uma unidade de saúde com ambulância, em terreno do município, na região do Jurema.

Área de Lazer: Construção de uma área de lazer na região do Jardim Suíça. (Obra: Município)

Área de Lazer: Revitalização da área de lazer do Jardim Antares, contemplando novo alambrado da cancha de areia e substituição dos brinquedos no parquinho infantil.

Contrapartidas das Mitigações Ambientais da CCR

Parque Municipal Alberto Nogueira (Bosque do Vovô): Projeto e execução do plano de recuperação e compensação ambiental da área de vinte e um mil metros quadrados no bairro Rio Pequeno.

Exigências da Comissão

A comissão exige que as contrapartidas da CCR, do município de São José dos Pinhais e do Governo do Estado sejam iniciadas antes da construção da nova pista de pouso do Aeroporto Afonso Pena, principalmente datas de quando as obras serão iniciadas, o valor das mesmas e de quem é a responsabilidade.

Também exigimos transparência sobre a desocupação de moradores no terreno da Infraero (Zona Aeroportuária), a desapropriação de moradores nas áreas da Rua Constante Moro Sobrinho, Rua João Alves Figueiredo, Rua Dionísio Nabosne, Rua Francisco Dirceu Chiurato e Rua Silvio Pinto Ribeiro, se foram notificados, se as Secretarias de Urbanismo, Moradia e Transporte e Trânsito foram notificadas, se já foram oferecidas indenizações, aluguel social, quando essas famílias serão retiradas, quem vai pagar tudo isso e de quem é a responsabilidade.

Diante desse cenário, a Comissão Todos Pelo Acesso tem se reunido com advogados, associações de moradores e representantes da comunidade, buscando apoio das secretarias municipais responsáveis e exigindo a intervenção dos representantes políticos, a fim de garantir que as necessidades da população sejam ouvidas e atendidas. Exigimos, ainda, a formalização de um projeto de lei que contemple soluções para os danos causados pelas obras, assegurando que as contrapartidas exigidas para a comunidade sejam cumpridas antes do início das intervenções e que os direitos da população ao acesso à cidade e à cidadania sejam preservados.

Solicitamos que todos se unam a esta causa e assinem este abaixo-assinado, para garantir que as vozes da comunidade sejam ouvidas e que as decisões dos órgãos responsáveis sejam tomadas em benefício de todos. O acesso é um direito fundamental do cidadão e não podemos permitir que seja prejudicado em nome de um progresso que, sem as devidas soluções e um diálogo respeitoso com a população, se tornará um retrocesso para toda a cidade de São José dos Pinhais.





Comissão Popular TODOS PELO ACESSO: Impactados pelas Obras da Terceira Pista do Aeroporto de São José dos Pinhais na Luta Pelo Direito de Morar Dignamente!, para Empresa CCR, Prefeitura e Secretarias de São José dos Pinhais, Câmara dos Vereadores de São José dos Pinhais, Supremo Tribunal Federal, Ministério Público, Câmara dos Deputados, Governo do Estado do Paraná, INFRAERO, Governo Federal foi criado por: Comissão TODOS PELO ACESSO: Comissão dos Moradores Impactados pelas Obras da Terceira Pista do Aeroporto Afonso Pena.
Esta petição foi criada em 13 dezembro 2024
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
57 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar