Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pelo Passe-Livre Universitário Municipal e Intermunicipal 100% gratuito em Petrópolis - Movimento Correnteza/Unidade Popular (UP)

Para: À Camara Municipal de Petrópolis (CMP), Prefeitura Municipal de Petrópolis, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ)

Nós, estudantes e população geral de Petrópolis, abaixo-assinados, expressamos por meio deste nossa necessidade do Passe-Livre Estudantil Municipal e Intermunicipal 100% gratuito na cidade de Petrópolis.

Entendemos que, atualmente, em Petrópolis, é concedida uma gratuidade de 50% para estudantes do ensino superior matriculados, seja na rede pública ou privada, enquanto nenhuma gratuidade é concedida pela cidade de Petrópolis e pelo governo do estado para estudantes que moram fora de Petrópolis e estudam na cidade.

Muitos de nós, estudantes, moramos em municípios vizinhos à cidade de Petrópolis, tais como Duque de Caxias, Magé, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis, entre outros. Esses alunos pagam valores altíssimos diariamente para estudar e, muitas vezes, se veem obrigados a abandonar a faculdade, pois o custo mensal das passagens ultrapassa facilmente 400 reais.

Essa situação gera muitas dificuldades para nós, alunos, permanecermos no ensino superior e concluirmos nossa formação, levando muitos de nós ao abandono do curso. Mesmo com a gratuidade parcial de 50% dentro da cidade, enfrentamos maiores dificuldades para pagar nossas passagens. Se esse benefício fosse de 100%, ele permitiria maior circulação dos estudantes entre suas casas e a faculdade, independente da localização, reduzindo a evasão do ensino superior, aumentando o número de profissionais formados e reduzindo o tempo de conclusão dos cursos. O mesmo se aplica no caso de quem mora fora na cidade.

Um ponto comum entre todos nós é que a dificuldade de pagar as passagens, além de outros custos, nos força a trabalhar para custeá-las, nos fazendo viver em uma condição extremamente difícil. Mal temos tempo para estudar e nos dedicar à faculdade, não possuímos tempo livre algum e enfrentamos uma rotina exaustiva, conciliando estudo e trabalho, além de nos deslocarmos grandes distâncias, passando mais de duas horas diárias no transporte público.

Nessas condições, torna-se muito difícil utilizar o transporte e se alimentar dignamente todos os dias. A falta de dinheiro faz com que muitos estudantes tenham que escolher entre ir para a faculdade ou se alimentar, ou, ainda, se contentar com um simples salgado no almoço ou jantar por não conseguirem pagar uma refeição digna.

Diante desse cenário, reivindicamos:
1 - A implementação do Passe-Livre Universitário Municipal com 100% de gratuidade para todos os estudantes da rede pública e privada de ensino superior, garantindo locomoção gratuita entre o bairro de residência e o local de estudo na cidade de Petrópolis.
2 - A implementação do Passe-Livre Universitário Intermunicipal com 100% de gratuidade para todos os estudantes da rede pública e privada de ensino superior, garantindo locomoção gratuita entre o município de residência e o município de Petrópolis.

Movimento Correnteza e Unidade Popular pelo Socialismo (UP)
Já Assinaram
224 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 16 janeiro 2025
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar

Não à usina de Usina de Belo Monte!
Pena máxima pela morte do Yorkshire
Contra o aumento nos salários
Sancionar Ato Médico