ABAIXO-ASSINADO PELA CONSTRUÇÃO DE UMA UPA PORTE II NO BAIRRO CALIFÓRNIA – ARAUCÁRIA/PR
Para: MPM - Movimento Popular por Moradia
Justificativa
O município de Araucária, conforme dados do Censo IBGE 2022, possui uma população de 151.666 habitantes, enquadrando-se na faixa populacional que permite e justifica plenamente a implantação de uma UPA Porte II, que atende municípios com 100.001 a 200.000 habitantes.
O bairro Califórnia e suas proximidades enfrentam um crescimento populacional expressivo, aumentando a demanda por atendimento de urgência e emergência. No entanto, a única Unidade de Pronto Atendimento (UPA) existente em Araucária está localizada no bairro Costeira, na Rua Augusto Ribeiro dos Santos, 168, a uma distância de aproximadamente 10 km do bairro Califórnia. Essa distância dificulta o acesso rápido aos serviços de emergência, especialmente para idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade, além de gerar sobrecarga na unidade já existente.
De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, a instalação de UPAs permite:
? Redução da superlotação nos hospitais, garantindo atendimento eficiente para emergências;
? Atendimento ágil a emergências, evitando agravamento de quadros clínicos;
? Descentralização do atendimento, aproximando o serviço da população e reduzindo o tempo de resposta em casos críticos.
Diante disso, reivindicamos ao Poder Público Municipal, Estadual e Federal a viabilização imediata do projeto de construção da UPA Porte II no bairro Califórnia, garantindo um direito fundamental à saúde pública e ao atendimento digno para toda a população da região.