Pelos Laboratórios nas Escolas de Santa Catarina
Para: Secretaria de Educação de Santa Catarina
Neste ano de 2025 o descaso da Secretaria de Educação de Santa Catarina para com as instituições de ensino, seus alunos e seu funcionários chegaram em um novo patamar.
A SED, em decisão divulgada pela deputada Luciane Carminatti, após retirar todos os professores efetivos dos laboratórios, decidiu que não vai contratar professores ACT para os Laboratórios.
Laboratórios como Laboratório de Matemática, Laboratório de Ciências da Natureza e Laboratório de
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas ficarão fechados sendo um desperdício de dinheiro público e um dano à educação dos alunos da rede estadual catarinense que terão laboratórios completos e equipados, mas que a SED esta negando a eles a oportunidade de usufruir destes espaços.
Ainda nesta reunião entre a deputada e a Secretaria da Educação que ocorreu
dia 18/02/2025, a SED declarou que os professores regentes, que estão em aula são os que supostamente cuidariam dos laboratórios.
Mostrando que nunca chegaram perto de uma sala de aula ou de um laboratório, os responsáveis por essa decisão irresponsável ignoram o fato de que todos os laboratórios precisam ser preparados ANTES da aula, que eles precisam ser limpos e organizados APÓS a aula por um professor adequado para tal. Que aulas práticas de química envolvem reagentes, que precisam manipulados antes e adequadamente armazenados depois, que em laboratórios de física e matemática os orientadores passam dias preparando e desenvolvendo instrumentos para práticas.
Os professores regentes, com a grade cheia não tem como abandonar uma turma com 30 alunos por 20 minutos para cuidadosamente lavar instrumentos. Esses laboratórios ficarão abandonados a menos que a Secretaria de Educação de Santa Catarina e o governador Jorginho Mello revoguem esta decisão absurda e façam o mínimo, que é contratar professores para todos os laboratórios e permitam que os estudantes tenham acesso de qualidade a estes espaços aos quais eles tem direito de acessar.