Abaixo-Assinado pela Construção da Terceira Faixa de Rolamento na Rodovia Régis Bittencourt e Readequação Geométrica da Alça de Acesso ao Rodoanel Mario Covas
Para: Governo Federal, Ministério dos Transportes, Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes - DNIT e Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT
Nós, cidadãos, moradores, empresários, motoristas e usuários da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), vimos por meio deste abaixo-assinado manifestar nossa preocupação com a segurança, fluidez e eficiência do tráfego nesta importante via, que conecta São Paulo ao Sul do país. Diante do crescente volume de veículos, acidentes frequentes e congestionamentos crônicos, solicitamos urgentemente a construção de uma **terceira faixa de rolamento**, bem como a **readequação geométrica da alça de acesso ao Rodoanel Mario Covas**.
A Rodovia Régis Bittencourt é uma das principais rotas de transporte de cargas e passageiros do Brasil, desempenhando um papel fundamental na economia e no deslocamento de milhares de pessoas diariamente. No entanto, a infraestrutura atual não atende mais à demanda, resultando em engarrafamentos extensos, aumento do risco de acidentes e prejuízos econômicos e sociais. A construção da**terceira faixa de rolamento** entre a saída de Itapecerica da Serra e a entrada do Rodoanel (km 284 ao km 278), torna-se de suma importância para melhorar a fluidez e evitar os congestionamentos diários que chegam a atingir mais de 20 km.
Além disso, a **alça de acesso ao Rodoanel Mario Covas** apresenta problemas geométricos que comprometem a segurança e a fluidez do tráfego. A configuração atual da alça não é adequada para o volume de veículos que a utilizam, causando lentidão, conflitos entre veículos pesados e leves, e aumentando o risco de colisões. Uma readequação geométrica dessa alça é essencial para garantir um acesso mais seguro e eficiente ao Rodoanel, integrando melhor as duas vias e beneficiando todos os usuários.
Diante disso, solicitamos às autoridades competentes, incluindo o Governo Federal, Ministério dos Transportes, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Governo Federal e a Agência Nacional de Infraestrutura e Transportes - ANTT e demais órgãos responsáveis, que priorizem as seguintes ações:
1. **Construção de uma terceira faixa de rolamento** entre a saída de Itapecerica da Serra e a entrada do Rodoanel (km 284 ao km 278), sentido norte.
2. **Readequação geométrica da alça de acesso ao Rodoanel Mario Covas**, com o objetivo de melhorar a segurança e a fluidez do tráfego.
3. **Investimento em sinalização, iluminação e barreiras de proteção** para aumentar a segurança de todos os usuários da rodovia.
Acreditamos que essas medidas são urgentes e necessárias para garantir a segurança, a eficiência e a qualidade do transporte na região. A modernização da Rodovia Régis Bittencourt e a melhoria da alça de acesso ao Rodoanel Mario Covas trarão benefícios não apenas para os usuários da via, mas também para a economia local e nacional, reduzindo custos logísticos, tempo de viagem e o número de acidentes.
Contamos com o apoio e a sensibilidade das autoridades para atender a essa demanda, que reflete o anseio de milhares de cidadãos que dependem dessa importante via diariamente.
**Assine e compartilhe este abaixo-assinado para que nossas vozes sejam ouvidas!**