Pelo Fim das Mortes no canil Municipal de Guarulhos
Para: Ministério Publico Do Estado de São Paulo
Nós Protetores independentes dos animais, juntamente com diversas Ongs do Seguimento de proteção animal viemos a publico Manifestar nossa indiganação e pedimos providencias ao Ministério Publico do Estado de São Paulo, diante da situação alarmante denunciada pelo portal G7 News em 26 de fevereiro de 2025, que expos as condições deploráveis no Centro de Zoonoses de Guarulhos. Segundo relatos e evidências, animais estão morrendo de cinomose devido a` falta de higiene e a` omissão na aplicação de vacinas preventivas.
A cinomose e´ uma doença viral altamente contagiosa e fatal para cães, mas pode ser prevenida com medidas básicas de imunização e higiene. No entanto, 27 vidas foram perdidas de forma cruel e evitável, revelando uma negligência inadmissível por parte da gestão do Centro de Zoonoses.
O órgão, que deveria zelar pelo bem-estar e saúde dos animais sob sua tutela, falhou gravemente em sua responsabilidade, permitindo que um ambiente insalubre e a falta de vacinação resultassem nesse cenário de sofrimento e morte. Esta conduta não apenas fere os princípios da proteção animal, mas também viola a legislação vigente, que determina a obrigação do poder público em garantir condições adequadas para os animais sob sua guarda.
Diante dessa grave omissão, exigimos:
? Imediata adoção de medidas sanitárias rigorosas para garantir a higiene e salubridade do Centro de Zoonoses de Guarulhos;
? Implementação de um programa de vacinação preventiva para todos os animais abrigados, garantindo sua imunização e proteção contra doenças fatais;
? Apuração e responsabilização dos gestores e servidores envolvidos, assegurando que os culpados sejam punidos e medidas corretivas sejam adotadas;
? Compromisso público com medidas efetivas para que tragédias como essa jamais voltem a ocorrer.
A vida animal não pode continuar sendo tratada com descaso. Centros de Zoonoses devem ser espaços de acolhimento e cuidado, não de sofrimento e morte. Exigimos uma resposta imediata das autoridades competentes e não descansaremos ate´ que providências sejam tomadas.
Atenciosamente,
Protetores Independentes, Organizações Sociais, Simpatizantes e agentes públicos em defesa dos animais, conforme assinam esse manifesto.