Tratamento para endometriose gratuito no SUS
Para: Ministério da saúde, Secretaria de atenção primária à saúde (SAPS), comissão nacional de incorporação de tecnologia no sus (conitec), secretaria de saúde de São Paulo
Nós, abaixo-assinados, vimos por meio desta petição solicitar ao Ministério da Saúde, à CONITEC, às Secretarias de Saúde e aos demais órgãos responsáveis a inclusão de tratamentos para endometriose e adenomiose no SUS, garantindo acesso gratuito a medicamentos essenciais como o Dienogeste e a realização de procedimentos médicos necessários.
A endometriose e a adenomiose são doenças crônicas, debilitantes e extremamente dolorosas que afetam 1 em cada 10 mulheres no Brasil. Muitas de nós enfrentamos anos de sofrimento, diagnósticos tardios e dificuldades para acessar tratamentos adequados. Além disso, os medicamentos e procedimentos necessários são de alto custo, o que torna o tratamento inacessível para milhares de mulheres, especialmente aquelas que dependem exclusivamente do SUS.
Atualmente, o SUS não oferece acesso universal a medicamentos como o Dienogeste, que é um dos tratamentos mais eficazes para controlar os sintomas da endometriose. Muitas mulheres são obrigadas a gastar centenas de reais por mês para comprar esses remédios, enquanto outras abandonam o tratamento por falta de recursos. Isso é inaceitável! A saúde é um direito garantido pela Constituição Federal, e todas as mulheres merecem ter acesso a tratamentos dignos e eficazes.
Por isso, exigimos:
1. A inclusão do Dienogeste e outros medicamentos essenciais para endometriose na lista de distribuição gratuita do SUS.
2. A ampliação do acesso a hospitais e centros de referência para o tratamento da endometriose e adenomiose, com redução das filas de espera.
3. A criação de políticas públicas específicas para o diagnóstico precoce e tratamento adequado da endometriose, garantindo que nenhuma mulher sofra sem assistência.
A endometriose não pode mais ser uma doença invisível! Precisamos de ações concretas para garantir que todas as mulheres tenham acesso a tratamentos dignos e de qualidade. Assine esta petição e ajude a pressionar o governo a priorizar a saúde das mulheres!
Assine e compartilhe! Juntas, somos mais
|
Já Assinaram
61
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.
|