Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

CARTA ABERTA À SECRETÁRIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA ALINE DAMÁSIO DOS SANTOS, SOBRE A MOROSIDADE NO RETORNO DAS ATIVIDADES DA ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DE TAUBATÉ E BANDA SINFÔNICA DE TAUBATÉ

Para: Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Taubaté


Prezada Secretária Aline Carla Damásio dos Santos,

Nós, músicos e musicistas da Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté e Banda Sinfônica Jovem de Taubaté, vimos através desta carta aberta, externar nosso receio e preocupação com a morosidade no retorno das atividades da Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté e Banda Sinfônica Jovem de Taubaté.

Taubaté, lar de Lobato, Fêgo Camargo e Hebe Camargo e Celly Campello, terra que logrou ser residência de poetas como Cesídio Ambrogi e Benedicto de Assis, lar de pintores como Fernando Bispo e Georgina de Albuquerque, capital da literatura infantil, têm sempre se colocado avant la lettre ao Vale do Paraíba, quando se trata da produção cultural de artistas.

Temos a riqueza de contar com uma Escola Municipal de Artes do calibre e excelência da Fêgo Camargo, com uma fanfarra que tanto nos enche de orgulho e admiração como a FAMUTA e tantos e muitos outros projetos sociais como o Guri que cuidam de nossas crianças e adolescentes.

Nos últimos anos, o próprio Centro Cultural Toninho Mendes, tem se tornado alvo de procura dos munícipes com seus cursos e oficinas sempre lotados e com lista de espera ampla. Taubaté, como diz a famosa marchinha, não só tem visgo, todavia tem sede e fome de cultura.

Terra de Luana Camarah, Rafinha e Cid Moreira. Aquela que, como diz nosso hino, “assombra-se com a própria São Paulo! Ao louvar-te com ânsia.” Um oásis de Cultura; um refúgio das artes. Em nosso Teatro Metrópole, fizemos, a Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté em parceria com o coletivo Ubuntu, duas óperas. Nossa Banda Sinfônica Jovem de Taubaté, sagrou-se campeã no campeonato de concert band em 2024 na cidade de Piracaia.

Em nossas escolas com ensino integral, nossos alunos e alunas aprendem música. Tudo isso, prezada secretária, será em vão se, a ponta desse maravilhoso iceberg de formação cultural for negligenciada. Se o aluno que começa a tocar violino na Fêgo Camargo não puder sonhar em tocar na Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté, ele não terá porque investir nos seus estudos. Se o aluno que aprende a soprar um trombone na FAMUTA não puder sonhar em participar da Banda Sinfônica Jovem de Taubaté, ele verá sua possibilidade de futuro despedaçada.

Por conta disso, nós, músicos da Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté, Banda Sinfônica Jovem de Taubaté e toda a comunidade que nos acompanha, pedimos explicações públicas sobre a morosidade no retorno das atividades dos corpos artísticos, para que possamos começar a temporada 2025-2027.
Fizemos, em janeiro deste ano, o processo seletivo para ingressos nos corpos artísticos da Banda e da Orquestra, com resultado já publicado em diário oficial. Os aprovados, já foram até a Secretaria de Cultura e Economia Criativa se apresentar para tomar posse das vagas de bolsistas. Todavia, até o momento - ressaltamos que estamos em março -, não temos uma data definitiva para o nosso retorno!

A morosidade em voltar ao trabalho acarreta no atraso ao pagamento das bolsas de auxílio para jovens e músicos mais experientes que contavam com esses valores para o corrente ano. Há músicos que estão na Orquestra há mais de duas temporadas, que cederam parte de sua vida à participação em um corpo artístico Taubateano - a exemplo do que acontece com nosso incrível Ballet da cidade de Taubaté - que agora precisam lidar com incerteza de não saber quando poderão trabalhar e estudar novamente.

Entendemos que o município passa por uma reconfiguração dos gastos públicos e pela busca do equilíbrio fiscal, entretanto, essa não é a nossa primeira crise. Acabamos de sair de uma pandemia, onde mesmo dentro de nossas casas, os músicos da Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté e da Banda Sinfônica Jovem de Taubaté, se fizeram ouvir através das redes, confortando os corações taubateanos.

Cabe destacar ainda que a Orquestra conta com duas décadas de existência e a Banda está chegando a sua segunda década. Grupos longevos, que servem de referência à região e que, no passado, contaram com o apoio de figuras como o hoje então prefeito Sérgio Victor, através das emendas parlamentares, no seu mandato como deputado estadual.

Portanto, qual a criatividade, Secretária, atrás de uma suposta economia gerada pela morosidades que vitima a possibilidade de futuro de músicos e musicistas jovens de nossa cidade? Tudo que pedimos é, mais uma vez, permitam que a cultura de Taubaté continue viva e pulsante, fazendo-nos respirar através da música, feita pelos membros da Banda Sinfônica de Jovem Taubaté e da Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté, para que possamos, assim como diz Lobato, pintar através da música, um retrato cultural de nossa cidade.




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 07 março 2025
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
208 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar