REGENERAÇÃO URBANA: pela recuperação e ressignificação da Antiga Rodoviária de Florianópolis.
Para: Prefeitura Municipal de Florianópolis, Procuradoria-Geral de Florianópolis, Câmara de Vereadores de Florianópolis, Ministério Publico de Santa Catarina
Pela NÃO DEMOLIÇÃO da antiga Rodoviária de Florianópolis e pela RECUPERAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO para uso público desta edificação, de grande valor histórico, cultural e identitário para a região, memória viva da cidade.
A antiga rodoviária de Florianópolis, na confluência das avenidas Mauro Ramos e Hercílio Luz, foi construída nos anos 1950, inicialmente para ser um Mercado Público, mas logo teu seu uso principal alterado. Funcionou como o principal terminal rodoviário da cidade por várias décadas, até a inauguração do Terminal Rodoviário, em 1981.
Localizada no centro da cidade, a rodoviária era um ponto crucial para o transporte intermunicipal e interestadual, conectando Florianópolis a diversas regiões do Brasil. Recente movimento da Prefeitura Municipal promoveu a desocupação definitiva das lojas, até então ocupadas irregularmente por comerciantes.
Diante da possibilidade de demolição da edificação, recomendada pelo Ministério Público e sugerida por alguns parlamentares, lançamos essa petição para que seja considerada a RECUPERAÇÃO e a RESSIGNIFICAÇÃO da antiga rodoviária, devolvendo-a à comunidade com novos usos.
A Av. Hercílio Luz, depois de ter o “riacho” coberto, no início dos anos 2000, vem se consolidando como importante espaço de comércio vicinal de pequeno porte, encontros, lazer, trocas sociais e culturais em área amplamente arborizada.
Essa vocação deveria ser reforçada, até o encontro com a Av. Mauro Ramos, onde, a edificação conhecida como a Antiga Rodoviária, devidamente RESTAURADA e RECICLADA, tendo seus usos adequados às necessidades da população do seu entorno, ganharia um protagonismo para atendimento às demandas sociais, comerciais e urbanas. O pátio interno da edificação, atualmente recoberto, por exemplo, poderia ser reaberto e abrigar uma praça, com uma área verde, de estar e permanência, como extensão do espaço urbano.
A reconhecida paisagem cultural urbana daquela área não pode prescindir da volumetria e tipologia que a identifica, que certamente admite uma nova leitura e um projeto criativo e instigante que a valorize e, ao mesmo tempo, promova uma renovação e reintegração dessa “edificação-quadra” na paisagem urbana consolidada.
- Movimento Traços Urbanos