Petição - Laboratório de Experimentação Científica
Para: Pais e responsáveis pelos alunos da Rede Atus de Ensino-SJDR
Nós, pais e responsáveis dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 2, viemos por meio deste abaixo-assinado reivindicar a criação e instalação de um Laboratório Permanente de Experimentação Científica (Laboratório de Ciências) para atender aos alunos do Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Justificativa:
O ensino de ciências é uma das ferramentas mais poderosas para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, além de ser fundamental para despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes sobre o mundo natural e os fenômenos que o envolvem. A prática em laboratório é uma forma essencial de aproximar os alunos da realidade científica, proporcionando uma compreensão mais profunda de conceitos abstratos por meio da experimentação e da vivência prática.
Com a criação de um laboratório permanente de ciências, como um espaço constantemente montado e aprimorado, que possa ser acessado a qualquer momento, os alunos passarão a enxergar as ciências como parte prática essencial da infraestrutura escolar, atribuindo a ela valor e importância, da mesma forma que a outras estruturas já disponíveis no ambiente escolar, como quadras poliesportivas e áreas dedicadas a outras habilidades. Além disso, terão a oportunidade de realizar experimentos, observar resultados em tempo real e desenvolver habilidades importantes para a formação de um cidadão crítico e bem informado. Essa experiência prática não só facilita o aprendizado, mas também motiva os alunos a se interessarem mais pelas ciências, criando possibilidades de futuros profissionais no campo científico.
Benefícios para os alunos:
• Aperfeiçoamento do aprendizado: Através de atividades experimentais, os alunos terão a chance de ver e entender conceitos científicos de uma forma prática, mais envolvente e interativa.
• Desenvolvimento de habilidades: Além dos conhecimentos específicos de ciências, o laboratório contribuirá para o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, a análise de dados e a solução de problemas.
• Valorização da ciência: Criar um ambiente onde a ciência seja constantemente explorada é uma forma de valorizar a área, despertando o interesse dos alunos desde a infância até o ensino médio. A Ciência é um dos grandes pilares de desenvolvimento e evolução da humanidade, de forma que entendemos ser responsabilidade de todo agente educador incorporá-la em sua infra-estrutura da melhor maneira possível, a fim de fomentar seu aprendizado e despertar sua valorização entre crianças e jovens.
Compromisso da Comissão de Pais:
A Comissão de Pais do 7º ano, ciente da importância desta iniciativa, compromete-se a apoiar este projeto, participando ativamente de todas as ações e estratégias necessárias para a sua implementação. Estamos à disposição para colaborar com a escola, fornecendo ideias, ajudando na busca de recursos financeiros e promovendo eventos para angariar fundos necessários à criação e manutenção do laboratório.
Entendemos que a construção de um ambiente favorável ao ensino de ciências é um investimento a longo prazo no futuro de nossos filhos, por isso nos disponibilizamos para ser parceiros da escola neste importante projeto.
Certos do compromisso da Escola em viabilizar essa demanda, nos despedimos cordialmente,
A comissão
Esse abaixo-assinado visa reunir apoio para a proposta de criação do laboratório e destaca a disposição da Comissão de Pais para colaborar ativamente. Ele pode ser ajustado conforme a necessidade da escola, reforçando a parceria com a comunidade escolar para a implementação desse projeto tão significativo para o desenvolvimento dos alunos.