Pedido de Socorro para Equidade para alunos PCDS da E. M. Exp. Aquino de Araújo: VAN escolar para alunos PCDS, mediadores e professores qualificados, reforma com acessibilidade...
Para: Prefeitura de Duque de Caxias-RJ, Excelentíssimo Prefeito Netinho Reis, Excelentíssima Vice-prefeita Aline, Senhora Secretaria de Educação Iracema Costa, Secretaria de Educação Municipal de Duque de Caxias, Senhora Secretaria de Gestão e Inclusão Crhistina Barichello, Senhor Secretário Municipal de Pessoas com Deficiência Junior Uios, Senhor Secretário Municipal de Obras Valber Rodrigues, Secretaria Municipal de Obras, Defensoria Pública RJ, Ministério Público-RJ, Comissão da Pessoa com Deficiência ALERJ
Precisamos de equidade para os alunos que são Pessoas com Deficiência nas escolas municipais:
1 - Professores e Mediadores/Agente de Inclusão com qualificação para trabalhar com neuro atípicos. (E que todos profissionais que trabalham com pessoas com deficiência e que queiram tenham treinamento constante para se atualizar e acesso a atendimento pscicólogico, seja presencial em grupo ou on line)
2 - atendimento para todos alunos PCDs na sala de recursos e Professor Auxiliar para aplicação do PEI na sala de aula.
3 - Reforma para acessibilidade para os PCDs, banheiros, fraldário, rampa de acesso para 2° andar que não existe.
4 - VAN para o transporte dos alunos da escola Aquino, atualmente não têm. São emprestadas fazendo que os alunos que após comprovarem com vários documentos exigidos pela COTRAN. Ficam a disponibilidade da VAN "emprestada" em muitas ocasiões chegam atrasados e saem antes do término da aula por causa da rota da VAN que precisa priorizar a escola que foi designada e não os alunos da E. M. Exp. Aquino de Araújo.
5 - Um local adequado (que não seja a sala de recursos, para não atrapalhar o atendimento dos alunos da sala de recurso) para que os neuro atípicos se regulem e possam ficar na escola e ter a rotina escolar. Muitos casos o aluno se desregula, mediador, professor ou orientador não fazem intervenção de forma adequada e chamam os responsáveis para o aluno ir para casa. Resultando na rotina que o aluno neuro atípico vai para escola, não aprende nada e nem consegue conviver com os alunos os típicos por falta de profissionais qualificados e ferramentas necessárias para intervir quando necessário.
A direção atual da Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo, se desdobra para fazer o melhor. Mas não possui o poder de contratar profissionais e treiná-los, fazer as reformas que a escola realmente necessita. Os professores da rede municipal estão sobrecarregados, são obrigados a dar aulas para alunos PCDs sem ter o suporte necessário, mediadores/agente de inclusão inesperientes. Não têm professores auxiliares.nas salas de aula, materiais pedagógicos adequados. A gestão municipal contrata temporariamente "estagiários" por 2 anos (fazendo os alunos que necessitam de maior suporte de "cobaias" constantemente). Quando os responsáveis dos neuro atípicos questionam essa prática, a resposta é que está prevista na lei a contratação de estagiários (colocar estagiários para cuidar de alunos neuro atípicos nivel 3 de suporte é massacrante para o aluno e o estagiário que não sabe lidar com a situação extrema e aplicação pedagógica adequada). Os estagiários estão em processo de aprendizado e evolução, os alunos que necessitam de suporte maior precisam de profissionais "qualificados e que saibam como intervir nas crises e aplicar o PEI de forma adequada para evolução do aluno." Não sabem como agir com os neuro atípicos em momentos de desregulação e crises.
Quem mais sofrem são que sobrevivem em situação de vulnerabilidade social (reféns da maquina pública) que são os alunos PCDS e as mães atípicas "solo" e que não possuem rede de apoio. Responsáveis legais que batalham para conseguir pelo SUS: as consultas com especialistas, exames, terapias multidisciplinares, medicamentos controlados...
Levam os alunos para escola, mas os casos que necessitam de maior atenção e acolhimento, simplesmente os alunos não são incluídos no convívio com os alunos típicos. Na maioria são liberados para casa mais cedo sem aprender o que foi proposto no PEI (e quando é elaborado).
Muitos alunos PCDs pelo "sistema" passam de ano letivo sem saber o básico.
Estamos em 2025, e não a 50 anos atrás que as pessoas com deficiência ficavam excluídos da sociedade. Por falta de conhecimento os responsáveis legais, os isolaram por vergonha e até mesmo os internavam em manicômios.
Pedido de ajuda para os alunos PCDs sejam acolhidos e que profissionais qualificados sejam contratados e preparados para transformar vidas e não subjugar como causas perdidas principalmente os casos mais delicados.
Quem ama nunca desiste, sempre vai lutar para conseguir melhor qualidade de vida para que a pessoa com deficiência evolua e faça parte da sociedade. Hoje se trata de alunos, amanhã serão adultos que podem fazer sim diferença na sociedade de forma positiva se tiverem oportunidade.
Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo
Rua General Manoel Rabelo, 593, Vila São Luis, Duque de Caxias, RJ, 25065-050
(21) 2771-5591
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